Encontro aproxima fornecedores regionais de grandes compradores no Vale do Aço

Ação estratégica fortalece a cadeia metalmecânica regional e impulsiona novas oportunidades de expansão industrial
 
As Rodadas de Negócios realizadas nos dias 5 e 6 de fevereiro, na FIEMG Regional Vale do Aço, em Ipatinga, durante o Conexões Ministério de Minas e Energia (MME), reuniram 70 fornecedores do setor metalmecânico e resultaram em mais de R$8milhões em negócios gerados. A ação fortaleceu a integração entre empresas e impulsionou o mercado de petróleo, gás e indústria naval na região.
Promovida pelo Governo Federal em parceria com o SINDIMIVA, FIEMG Vale do Aço, APL Metalmecânico e Agenda de Convergência, a iniciativa criou um ambiente propício para conexões estratégicas entre fornecedores locais e grandes compradores, estimulando novas oportunidades e o desenvolvimento da cadeia produtiva regional.
A gerente de suprimentos da Vard Promar S/A, Miclécia Jabinal, destacou a qualidade das empresas participantes. “Fomos positivamente surpreendidos. Tivemos rodadas de negócios com diversas empresas com potencial bem interessante. Já estamos, inclusive, em contato com algumas delas para conhecer melhor suas instalações e know-how”, afirmou.
Localizado em Pernambuco, o estaleiro possui experiência na construção de embarcações de apoio offshore (OSVs) e navios‑tanque de gás, atuando em todas as etapas do processo, do casco ao acabamento. Miclécia acrescenta: “Hoje estamos focados em serviços de manutenção de embarcações, mas já nos preparamos para a retomada da construção. Com isso, demandaremos usinagem, caldeiraria e fornecedores diretos de aço. A expectativa é retornar e realizar bons negócios com as empresas conhecidas aqui.”
Entre os empresários locais, a percepção é unânime: os resultados superaram expectativas.
Djalma Moraes Lima, diretor de negócios da Emalto, comentou:
“Foram dois dias de muita interação. Conseguimos apresentar nossa empresa a todos os compradores e, para minha surpresa, após o evento recebi vários e-mails solicitando visita à nossa planta. Isso demonstra o real interesse dos compradores”, disse.
Para Walbert José, diretor da Recal, a iniciativa resgata um mercado importante para o Vale do Aço. “Há alguns anos, muitas empresas daqui forneciam para estaleiros. Esse mercado esfriou, e agora vemos sinais de retomada. Conversei com seis compradores, realizamos cadastros e acredito que bons negócios devem surgir dessas conversas”, destacou.
O presidente da FIEMG Vale do Aço e do Sindimiva, João Batista Alves, ressaltou que os resultados demonstram um avanço significativo para o fortalecimento industrial da região.
Segundo ele, o evento contribui para ampliar receitas, diversificar a carteira de clientes, gerar empregos e conectar a indústria metalmecânica local a grandes demandantes, elevando a competitividade do setor.
Ele reforçou ainda a importância da união entre entidades e governo:
“A sinergia entre instituições, empresas e poder público reforça nosso compromisso com o desenvolvimento da cadeia metalmecânica e com a valorização da capacidade produtiva do Vale do Aço. Ações estruturadas como o Conexões MME e as Rodadas de Negócios são fundamentais para fortalecer o ecossistema industrial, ampliar a competitividade e estimular parcerias que promovam crescimento econômico sustentável”, concluiu.
keyboard_arrow_up