Casa de memória 1

EMOÇÃO NA REABERTURA DA CASA DE MEMÓRIA, EM TIMÓTEO

A rua Mateus Araújo Silva, no Centro Sul de Timóteo, teve um movimento atípico na manhã da última sexta-feira (20). Via de acesso à Praça 29 de abril, o trânsito na rua ficou impedido temporariamente, mas por uma razão muito especial: a reabertura da Casa de Memória e Pesquisa do Legislativo, que ficou por quase três anos fechada, em razão do comprometimento estrutural.

A emoção foi protagonista no evento desta manhã, dado o simbolismo cultural e histórico que a Casa de Memória representa para a cidade, e principalmente para os moradores antigos, que compareceram em peso. Um deles, o presidente da Câmara de Timóteo, Luiz Perdigão, que frequentou o local na infância. “É um momento de muita felicidade e também de gratidão, por estar no Legislativo e poder contribuir para que este espaço seja reaberto, que também faz parte da minha história. Fui criado nesta rua, conheço muitas pessoas daqui”, contou.

Construído na década de 20, o imóvel está completando seu centenário este ano e ainda preserva características de casarões da época, feitas de pau a pique, piso de tábua corrida e portas e janelas de madeira. Historiador e ex-vereador, Roberto Paiva foi o idealizador da Casa de Memória, quando presidiu o Legislativo, em 2004. “Na época, um dos motivos foi a necessidade de preservar um dos últimos casarões que nós tínhamos, e que refletia os primeiros povoamentos de Timóteo. Era uma casa em estilo colonial, com todos os ingredientes arquitetônicos que ela tinha, por isso era necessário preservá-la”, explicou.

A Casa respira história e nostalgia. Nas paredes, as memórias de uma outra Timóteo, bem diferente da Capital do Inox: um lugarejo, recém-emancipado política e administrativamente, ainda pré-industrial, mas com um povo que ainda conserva as mesmas características de seus antepassados.

Fotos e objetos antigos, relatos sobre pioneiros, documentos históricos, como as atas de instalação do Município e do Legislativo, ex-vereadores, ex-prefeitos. A história de Timóteo está presente em cada canto da casa. Cada parte do acervo é fruto de doação dos próprios moradores, por isso, não é raro um visitante se deparar com um pedaço de sua história familiar. “A Casa de Memória representa muito para o povo de Timóteo porque é um lugar de registro das histórias das pessoas que aqui passaram, das famílias que aqui viveram”, frisou Tão Lana, coordenador do espaço.

A ideia, conforme Lana, é que mais pessoas possam contribuir na construção do acervo, seja com fotos, objetos, relatos, documentos. “Nós conclamamos todas pessoas que fizeram parte da história de Timóteo, da implantação da Acesita, de movimentos religiosos, esportivos, culturais, dentro da própria indústria, que possam vir aqui para a gente colher um depoimento”, pediu.

Reforma

Tão logo assumiu a gestão da Câmara de Timóteo, uma das metas da atual Mesa Diretora era a reabertura do espaço, que estava fechado por problemas estruturais da construção, que colocavam em risco a segurança de visitantes e servidores. “É uma oportunidade de resgatarmos a memória de Timóteo. E era um pedido da cidade, dos moradores antigos, historiadores, estudantes. Este é um espaço valioso e temos muito para oferecer para os visitantes, em termos de acervo”, destacou Luiz Perdigão.

Para o prefeito Douglas Willkys, que participou da solenidade, com a reativação do espaço, a Câmara cumpre um papel importante dentro da sua história. “Este é um local muito significativo, onde há preservação da história política e da construção de fato de nosso município. Queremos que este patrimônio seja cada vez mais preservado, cada vez mais preenchido por artefatos, fotos e tudo aquilo que constrói a sua essência. Para que entendamos a relevância das pessoas na construção deste município”, observou.

Além do prefeito, também marcaram presença no evento o vice-prefeito, José Vespasiano, a deputada estadual, Rosângela Reis, além de vereadores, ex-vereadores e secretários municipais.

 

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email