Piollin Grupo de Teatro
Espetáculo: Vau da Sarapalha
Adaptação: Luiz Carlos Vasconcelos - a partir do conto

E NO ENCERRAMENTO DO FESTIVAL DE TEATRO DE IPATINGA…

O Festival de Nacional de Ipatinga – Conectados encerra sua terceira edição recebendo, nos dias 20 e 21 de agosto, dois grandes espetáculos da cena nacional das artes cênicas, com apresentações no exterior. De João Pessoa, Paraíba, recebe o Piollin Grupo de Teatro, com o magnífico Vau da Sarapalha, e de Curitiba, Paraná, presença da Cia. Brasileira de Teatro com Preto.

O FTI teve início no dia 06 de agosto e recebeu, em dois fins de semanas, dez espetáculos, selecionados por meio de edital. Em oito dias de apresentações reuniu 04 espetáculos infantojuvenis e 06 adultos, vindos  das cidades mineiras de Uberlândia, Belo Horizonte, Timóteo e Ipatinga, além de Itajaí/SC; Itapira/SP e Mossoró/RN.

Foram seis dias de apresentações, com participação de cerca de 1.500 pessoas nas exibições, nesta edição que é realizada pelo Grupo Teatral Boca de Cena, Secretaria do Estado de Cultura do Governo de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo,e Governo Federal, utilizando os recursos da Lei Federal 14.017 – Lei Aldir Blanc.

Guimarães Rosa em Vau da Sarapalha

O primeiro a entrar em cena, na sexta, 20 de agosto, é Vau da Sarapalha, com o Piollin Grupo de Teatro, de João Pessoa, Paraíba, com direção, adaptação, cenografia e iluminação de Luiz Carlos Vasconcelos. Integram o elenco grandes personalidades artisticas da Paraiba:  Everaldo Pontes, Nanego Lira, Servilio Gomes, Soia Lira e Escurinho.

Adaptado do conto Sarapalha, de João Guimarães Rosa, o espetáculo teve sua estreia em 1992 e realizou apresentações por várias cidades brasileiras e em festivais internacionais. É considerada uma das montagens mais importantes quanto a uma aproximação possível do universo de Guimarães Rosa no contexto da cena contemporânea. A adaptação de Luiz Carlos Vasconcelos reúne tanto elementos do teatro físico, quanto do narrativo e remete o público ao universo simbólico de Guimarães Rosa.

De acordo com Claudinei de Souza, coordenador do festival, a exibição do espetáculo é uma oportunidade única para apaixonados pelo teatro assistirem uma das montagens mais importantes já realizadas no país. “Possibilitar a exibição de Vau da Sarapalha, mesmo que seja de maneira online é a realização de um sonho. Tive a oportunidade de assistir em 2000 e confesso que depois desta experiência foi que tomei a decisão de fazer a arte o meu ofício”, destaca Claudinei.

 

 

 

Construção histórica e social do racismo em Preto

 

Encerra a terceira edição do FTI o espetáculo Preto, montagem da Cia. Brasileira de Teatro, Curitiba (PR), que teve sua estreia em novembro de 2017, com direção de Márcio Abreu e um elenco formado por Cássia Damasceno, Felipe Soares, Grace Passô, Nadja Naira, Renata Sorrah, Rodrigo Bolzan e o músico Felipe Storino.

 

A peça dialoga sobre construção histórica e social do racismo no Brasil. É articulada a partir da fala de uma mulher negra, que trata de racismo, a realidade do povo de pele negra no Brasil hoje, o afeto e o diálogo, negritando a maneira como lidamos com as diferenças e como cada um se vê numa sociedade marcada pela desigualdade.

 

De acordo com o diretor, Márcio Abreu, o racismo é o ponto de partida, mas o propósito não é puramente discuti-lo pois esta tarefa não se encerra em um espetáculo de teatro. Para Márcio a dramaturgia suscita reflexão sobre como a sociedade tem lidado com as diferenças. “A proposta é um experimento da coexistência, onde as questões raciais tão latentes no debate do Brasil atual demonstram a dificuldade em colocar em diálogo pessoas com diferentes repertórios e vivências”, destaca o diretor.

 

Os espetáculos Vau da Sarapalha, 20 de agosto e Preto, 21 de agosto só serão exibidos uma única vez, a partir das 20h, gratuitamente no canal do Grupo Boca de Cena no Youtube / Grupo Teatral Boca de Cena – Ipatinga.

Programação completa e melhores informações na bio  @bocadecenaipatinga.

 

 

Serviço:

 

Festival Nacional de Teatro de Ipatinga – Ano III – Conectados
YouTube.com/Grupo Teatral Boca de Cena Ipatinga
Coordenação Geral: Claudinei de Souza
Produção: Marilda Lyra e Rodolgo Bello

 

20/08 (Sexta) – 20h – Adulto – Vau da Sarapalha – Piollin Grupo de Teatro – João Pessoa/Paraíba
21/08 (Sábado) 20h – Adulto – Preto – Cia. Brasileira de Teatro – Curitiba/Paraná

 

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3