Reinvenções fashion

LEIA, QUE É IMPORTANTE: O IMPACTO POSITIVO NA MODA

Ao longo da cadeia produtiva têxtil, os impactos ambientais envolvem contaminação do solo, consumo de água, de energia, emissões atmosféricas de poluentes e resíduos sólidos.

Segundo o site www.juliafalvarenga.medium.com o Instituto C&A aponta que o algodão é a fibra mais usada pela indústria da moda, mas seu cultivo demanda o uso intensivo de água, defensivos agrícolas e fertilizantes. Tais práticas prejudicam a saúde dos agricultores e agridem o meio ambiente. A produção de algodão responde por cerca de 25% do consumo mundial de inseticidas. Os abusos químicos historicamente associados à produção algodoeira devem-se principalmente ao fato de o cultivo ser voltado para a fabricação de produtos não alimentícios, além de ser altamente sensível a doenças e pragas.

Edun (grife sustentável do grupo LVMH fundada por Bono Vox e sua mulher em 2005, que tem como missão ajudar a desenvolver a indústria africana).

Existem no Brasil algumas marcas de roupas e acessórios que dialogam com a responsabilidade socioambiental. E você pode colaborar com essa nova onda que pretende minimizar ao máximo, para diminuir o impacto. Mesmo com uma reputação bem consolidada no mercado, é difícil falar de moda eco-friendly sem citar a Osklen. Fundada em 1989, a marca foi pioneira em moda sustentável no Brasil, com a inserção de couro de pirarucu, seda orgânica tingida com corantes naturais, tecidos recicláveis, algodão orgânico, PET reciclado e eco-juta para produzir suas coleções.

​Preocupada com a vida dos ciclos dos produtos, a brasileira Reserva – que ainda conta com as marcas Eva e Reserva Mini – em parceria com a Rhodia, desenvolveu um tecido experimental que se decompõe em três anos, na tentativa de diminuir o impacto negativo da indústria têxtil no meio ambiente. A marca também é muito ativa em projetos sociais e ambientais, em que criou o projeto Ecomoda, que leva aulas de costura e modelagem para o morro da Mangueira, no Rio de Janeiro, além de ter vencido, em 2015, o Prêmio Ecoera.

Referência em estilo sustentável, as mochilas e sapatos da Insecta Shoes são veganos, tendo suas confecções feitas a partir de roupas usadas, algodão reciclável e garrafas plásticas recicláveis.

Então fique alerta:

escolha tecidos de fibras naturais: além de se adaptarem a todos os climas, são mais resistentes.

Prefira opções biodegradáveis, inclusive na moda praia.

Pense em vestidos, tops e caças com tingimento natural de origem vegetal

roupas produzidas com menos impacto socioambiental

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3