LEIA, QUE É IMPORTANTE: O IMPACTO POSITIVO NA MODA

Ao longo da cadeia produtiva têxtil, os impactos ambientais envolvem contaminação do solo, consumo de água, de energia, emissões atmosféricas de poluentes e resíduos sólidos.

Segundo o site www.juliafalvarenga.medium.com o Instituto C&A aponta que o algodão é a fibra mais usada pela indústria da moda, mas seu cultivo demanda o uso intensivo de água, defensivos agrícolas e fertilizantes. Tais práticas prejudicam a saúde dos agricultores e agridem o meio ambiente. A produção de algodão responde por cerca de 25% do consumo mundial de inseticidas. Os abusos químicos historicamente associados à produção algodoeira devem-se principalmente ao fato de o cultivo ser voltado para a fabricação de produtos não alimentícios, além de ser altamente sensível a doenças e pragas.

Edun (grife sustentável do grupo LVMH fundada por Bono Vox e sua mulher em 2005, que tem como missão ajudar a desenvolver a indústria africana).

Existem no Brasil algumas marcas de roupas e acessórios que dialogam com a responsabilidade socioambiental. E você pode colaborar com essa nova onda que pretende minimizar ao máximo, para diminuir o impacto. Mesmo com uma reputação bem consolidada no mercado, é difícil falar de moda eco-friendly sem citar a Osklen. Fundada em 1989, a marca foi pioneira em moda sustentável no Brasil, com a inserção de couro de pirarucu, seda orgânica tingida com corantes naturais, tecidos recicláveis, algodão orgânico, PET reciclado e eco-juta para produzir suas coleções.

​Preocupada com a vida dos ciclos dos produtos, a brasileira Reserva – que ainda conta com as marcas Eva e Reserva Mini – em parceria com a Rhodia, desenvolveu um tecido experimental que se decompõe em três anos, na tentativa de diminuir o impacto negativo da indústria têxtil no meio ambiente. A marca também é muito ativa em projetos sociais e ambientais, em que criou o projeto Ecomoda, que leva aulas de costura e modelagem para o morro da Mangueira, no Rio de Janeiro, além de ter vencido, em 2015, o Prêmio Ecoera.

Referência em estilo sustentável, as mochilas e sapatos da Insecta Shoes são veganos, tendo suas confecções feitas a partir de roupas usadas, algodão reciclável e garrafas plásticas recicláveis.

Então fique alerta:

escolha tecidos de fibras naturais: além de se adaptarem a todos os climas, são mais resistentes.

Prefira opções biodegradáveis, inclusive na moda praia.

Pense em vestidos, tops e caças com tingimento natural de origem vegetal

roupas produzidas com menos impacto socioambiental

keyboard_arrow_up