A marca foi fundada por Renzo Rosso e Adriano Goldschmeid que já era proprietário de uma confecção, na cidade de Milão em 1978. O nome – que eu achei fantástico, mas não entendia o por quê Diesel – foi selecionado pensando em todos os lugares do mundo e os idiomas neles presente, pois ela tem a mesma definição em qualquer lugar e a mesma pronuncia em qualquer língua.
Esse nome já vinha com uma visão clara de conquistar o universo da moda, lembrando também que o diesel era o combustível optativo do momento e esse era o mesmo objetivo da marca no ramo da moda. Os modelos das calças que aparentavam estar usadas, fizeram os lojistas pensarem que Renzo Rosso tinha certo grau de loucura, principalmente quando lançou esses jeans com um valor maior à média do mercado.
Mas o seu público pensou de uma forma diferente, o que levou a Diesel a um sucesso imediato entre os jovens nos anos 80, levando-o a exportar suas peças no ano seguinte, em 1981.
Quatro anos depois, Renzo Rosso comprou a parte de ações dos seus sócios, levando-o a se transformar no único proprietário e empreendedor por trás da Diesel. Logo após abrir a sua primeira loja em 1986 no Japão, em 1990 seus produtos já eram comercializados em famosas boutiques de 36 países do mundo. E a partir de então a marca começou a ganhar mais prestígio e reconhecimento.
Nesse proposto “renascimento”, a marca sela sua filosofia no site, arremessando alto para o futuro:
MESMO COM SEU SUCESSO, A FILOSOFIA DA DIESEL PERMANECEU DESDE SEU INÍCIO: PAIXÃO, AUTO-EXPRESSÃO E DETERMINAÇÃO PARA MUDAR O JOGO.
E completam: “Agora nos comprometemos a assumir um novo e ousado desafio, enfrentando os desafios sociais, econômicos e impactos ambientais da indústria da moda em geral, um desafio que a Diesel está pronta para enfrentar.
É por isso que lançamos nossa estratégia, Diesel For Responsible Living, que descreve nosso compromisso de agir em benefício das gerações atuais e futuras, garantindo o sucesso contínuo da Diesel em um mundo em mudanças constantes, com base em quatro pilares: Seja a alternativa, Apoie o planeta, Celebre a individualidade e Promova a integridade.”