A duplicação da BR-381 e a construção dos hangares do Aeroporto Regional tiveram seus leilões arrematados e investimentos prometem impulsionar o desenvolvimento e competitividade da região
O dia 29/08 foi celebrado duplamente pelas lideranças da Agenda de Convergência para o Desenvolvimento do Vale do Aço (ACVA) e pela coordenação do Movimento Nova 381 com os leilões para a construção dos hangares no Aeroporto Regional do Vale do Aço e o leilão para duplicação da BR-381, trecho que liga a capital mineira a Governador Valadares.
“O Movimento Nova 381 avalia de forma muito positiva o leilão de duplicação dessa rodovia tão essencial. Com as obras sendo executadas por uma empresa com capacidade técnica, operacional e financeira, esperamos transformar efetivamente, o Leste de Minas no novo vetor de desenvolvimento do Estado”, disse o Coordenador da iniciativa, Luciano Araújo.
A 4UM, antiga JMalucelli, empresa paranaense, apresentou o maior desconto sobre a tarifa de pedágio, critério escolhido para definir o vencedor: 0,94% de deságio. A 4UM disputou a rodovia com a gestora do Oportunity, que ofereceu desconto de 0,10%.O trecho de 303,4 quilômetros tem previsão de investimento de mais de R$ 9 bilhões, segundo informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Lembrando que a concessão vale por 30 anos.
Kléber Muratori, Coordenador do Eixo Competitividade da ACVA, acredita que a duplicação da 381 favorecerá, principalmente, as siderúrgicas da região. “Essa obra trará condições favoráveis para competir no mercado metalmecânico, agregando valor ao aço produzido nas siderúrgicas, e gerando oportunidades para novas empresas se instalarem na região, gerando oportunidade de trabalho e riqueza para todos”, comentou.
Aeroporto Regional do Vale do Aço
Coordenador também da Agenda de Convergência e do eixo Infraestrutura, Luciano acompanhou o leilão referente a construção dos hangares. “Dos 12 hangares, 7 foram leiloados nessa quinta-feira e os outros 5 estão sendo leiloados hoje. Essa iniciativa fomentará a aviação executiva no Vale do Aço, outro ativo importante que vai criar uma nova realidade logística e de infraestrutura para tornar a região ainda mais competitiva”, justificou.
Araújo pontuou ainda que o aeroporto regional vive um momento de grandes investimentos com sua ampliação. “Estamos acompanhando os investimentos anunciados pelo Ministro de Portos e Aeroportos, como o cercamento de todo o sítio aeroportuário, faltando apenas 200 metros para sua conclusão; a pista que foi toda recapeada; a instalação do Papi, para estarmos aptos a receber boeings A320; além do projeto do novo terminal de passageiros que será licitado no próximo mês e o viaduto de acesso ao aeroporto que será inaugurado em dezembro, obra que está sendo executada pela Vale”, concluiu.
Para o Presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, João Batista Alves, a infraestrutura da região passa por investimentos significativos. “Tanto o aeroporto, quanto a 381 são essenciais para o Vale do Aço e contribuirão para um novo momento e olhar no que tange a atração de negócios, fomento do turismo, escoamento de produção e uma infinidade de possibilidades de investimentos e desenvolvimento”, pontuou.
Acompanhe os projetos de Infraestrutura da Agenda de Convergência: www.agendadeconvergenciamg.org.br