DRA. NÍVEA RUBACK PARA A CHIQUE!

Hoje eu publico aqui alguns trechos da entrevista que a médica dermatologista Nívea Ruback deu para a revista CHIQUE! de junho, esclarecendo uma série de questões a respeito de doenças auto-imunes, bronzeamento seguro, envelhecimento e rejuvenescimento:

A beleza não é segredo para a médica dermatologista Nivea Demartin Barbosa Ruback. Natural de Três Rios-RJ, ela a tem, poderosa, nos traços e pele perfeitos, dignos de uma princesa nórdica. Mas também no dia a dia do trabalho onde, com olhar apurado e vastos conhecimentos na área, ela multiplica-se para atender os que a procuram em busca da juventude eterna e os que estão com sérios problemas de saúde.
Nívea reside em Timóteo com o marido, o médico Maurício José Cabral Ruback e os dois filhos. Cursou medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora e fez dermatologia no Instituto IMS em Volta Redonda-RJ. Ela é médica especialista e titulada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Fez Especialização em Medicina Estética pela ASIME (Associação Internacional de Medicina Estética).
A CHIQUE! conversou com ela a respeito de diversos assuntos, sempre com o foco na saúde e na beleza:
CHIQUE! O que você considera relevante ressaltar quanto às novas tecnologias aplicadas à saúde e à beleza no campo da dermatologia?
Dra. NÍVEA Os avanços tecnológicos empregados em medicina estética evoluem a passos largos, mas precisamos nos qualificar para prestarmos um serviço de qualidade e seriedade aos pacientes. A cada dia surgem novos aparelhos para tratamento de sardas, melasma, acne, envelhecimento, cicatrizes, doenças dermatológicas como psoríase, vitiligo, telangiectásias, rosácea, etc. As descobertas aumentam a cada dia, e são bem-vindas as medicações dermo-cosméticas e nutricêuticas que têm a finalidade de devolver alguns anos perdidos com o passar do tempo e as descobertas aumentam a cada dia.

CHIQUE! Como prevenir e combater as temíveis doenças autoimunes? Favor falar um pouco sobre elas e quais os tratamentos.
As doenças autoimunes representam um tipo de desordem imunológica em que ocorre uma diminuição da tolerância a componentes do nosso próprio organismo. Alguns fatores estão envolvidos, dentre eles fatores intrínsecos como a predisposição genética, fumo, alteração dos níveis hormonais, baixo controle imunoregulatório; e fatores extrínsecos (ambientais), como por exemplo exposição a diversos agentes infecciosos. Estima-se uma incidência mundial de aproximadamente 3 a 5%, porém algumas doenças deste grupo são mais prevalentes em mulheres como o Lúpus, por exemplo, em que a incidência seria de nove mulheres para cada homem acometido. Várias doenças poderiam ser enquadradas neste grupo: Diabetes mellito tipo 1, Esclerose múltipla, Tireoidite de Hashimoto, Lupus eritematoso sistêmico, Vitiligo, Psoríase, Síndrome de Sjogren, Doença de Graves, Hepatite autoimune, Artrite reumatoide, dentre muitas outras. O diagnóstico é realizado através de anamnese, exame físico detalhado , história familiar, provas laboratoriais de autoanticorpos, dentre outros. Infelizmente, não há uma prevenção, apenas uma melhoria na nossa qualidade de vida, incluindo bons hábitos como uma boa alimentação, atividades físicas e um menor nível de stress. Na maioria dos casos são doenças crônicas e o tratamento, com medicações imunossupressoras e sintomáticas para a melhoria dos sintomas, visa a um controle da enfermidade. Os pacientes frequentemente passam por períodos de remissão e piora da doença.
CHIQUE! E o câncer de pele, qual é a presença dele nesta região de tanto sol? E como este mal pode ser evitado em pessoas que trabalham em lavouras, canteiros de obras, atletas em treinamento? Faltam informação e leis que garantam proteção para estes profissionais?
Dra. NÍVEA Atualmente, a incidência de câncer de pele em nossa região segue as estatísticas brasileiras. O não-melanoma é o câncer mais comum a acometer o brasileiro, chegando a uma incidência anual de 135 mil novos caso, segundo o INCA (Instituto nacional do Câncer) a partir de 2012. Desses, em torno de 75% se tratam de carcinomas basocelulares e o restante carcinomas espinocelulares. Em relação ao Carcinoma basocelular fatores como pele clara, cabelos e olhos claros, historia prévia de basocelular, imunossupressão e exposição solar intensa desde a infância são os mais relevantes. O carcinoma espinocelular é o segundo mais frequente e mais grave que o basocelular. O principal fator predisponente seria o dano solar crônico ao longo da vida, podendo acometer não só a pele mas também as mucosas(mucosa oral, genital, garganta, colo do útero) onde tem um potencial mais agressivo e gerador de metástases. O terceiro tipo seria o câncer de pele mais agressivo, o melanoma. Está no terceiro lugar em incidência e um crescimento anual em torno de 3 a 7%(INCA). É um câncer que acomete mais as pessoas jovens, 50% ocorrendo antes dos 50 anos de idade. Porém, casos na infância são raros. Acomete pessoas de todas as raças, mas é mais comum em pessoas de pele clara e varia de acordo com a região do país. Os principais fatores de risco para um melanoma são: pele clara, história de múltiplos nevos(pintas) normalmente acima de 50 em número , história familiar de melanoma e exposição solar intensa desde a infância.
A prevenção se faz utilizando filtros solares com espectro de proteção contra os raios UVA e UVB diariamente, em qualquer período do ano, e uso de vestimentas apropriadas a trabalhadores expostos a radiação (boné, chapéu, óculos solares, camisas). Infelizmente, nem todos os trabalhadores dispõem deste arsenal por falta de informação, mas as campanhas realizadas em todo o território nacional vêm nos ajudando a divulgar como se faz uma prevenção efetiva em todos os setores da sociedade.

CHIQUE! E se a pessoa quiser se bronzear?
Dra. NÍVEA A recomendação é a proteção solar cuidadosa e efetiva contra os raios ultravioletas A e B. Exposição solar sem proteção ou por longos períodos ou câmaras de bronzeamento são totalmente contraindicadas, segundo recomendações da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

CHIQUE! Existem doenças que colocam em jogo a autoestima da pessoa, como a queda acentuada de cabelos. O que a medicina tem para contornar este problema?
Dra. NÍVEA Diversas são as causas das alopecias(queda de cabelo). Obviamente, cada caso merece um tratamento individualizado. Mas a medicina hoje dispõe de alguns que visam o controle do problema para que o paciente não tenha uma perda significativa dos cabelos. Dentre eles, as medicações orais nutricêuticas, medicações tópicas, intradermoterapia, Laser e o implante capilar.

CHIQUE! Qual é o primeiro conselho que dá para uma pessoa que procura seu consultório em busca da beleza como fator de qualidade de vida?
O principal conselho é pela prevenção. Uma proteção solar adequada, alimentação equilibrada e prática de exercícios regulares são os pilares de uma vida saudável e duradoura. Considerando particularmente a nossa pele, todos esses cuidados nos proporcionam maior jovialidade e mais qualidade de vida. O bem estar e a felicidade partem de hábitos simples, mas dos quais nos esquecemos com o passar do tempo. A beleza plena só é alcançada quando conseguimos um equilíbrio em nossa vida, apesar de toda tecnologia vigente atualmente.

CHIQUE! Para uma pele ser sempre bonita ela tem que receber tratamentos e procedimentos contínuos ou existem meios de se tratar por um período e descansar no outro? Quando uma pessoa deve começar a tratar a pele? E, a partir daí, quais são os principais procedimentos que ela deve tomar TODOS OS DIAS?
Como citei acima, Para que se tenha uma pele bonita, é preciso basicamente uma proteção solar eficaz e consciente, alimentação equilibrada e atividade física regular. Porém, eventualmente, precisamos da ajuda da tecnologia e da medicina estética a nosso favor para intensificarmos os cuidados e melhorarmos a nossa aparência. Ás vezes torna-se necessário um cuidado mais intensivo e tratamentos contínuos quando a pele já apresenta sinais de envelhecimento severos ou até mesmo manifestações pré-malignas ou malignas que justifiquem um acompanhamento frequente por um longo período. Os cuidados iniciam-se até mesmo na infância, a partir de 6 meses de idade, com uma proteção solar eficaz e, a partir daí, para o resto da vida. Os principais malefícios causados pela radiação solar ocorrem até os 20 anos de vida e, por este motivo, fala-se tanto em proteção solar nesta faixa etária. A hidratação da pele também sempre é recomendada com produtos que mantém e repõem o manto lipídico da pele em qualquer idade. Por volta dos 30 anos aproximadamente, orienta-se alguns cuidados mais intensivos, como o uso de dermocosméticos para prevenção e tratamento de linhas de expressão, flacidez e outros sinais próprios do envelhecimento cutâneo. Além desses existe todo o arsenal terapêutico e tecnológico para tratarmos as diversas queixas dos pacientes.

CHIQUE! Quais os aparelhos você considera os melhores em cada área da estética e que a auxiliam na sua especialidade?
As opções que dispomos para os tratamentos das diversas queixas trazidas até nós dermatologistas pelos pacientes são variadas e cada caso tem sua indicação. Existem diversos aparelhos no mercado e com muitos nomes diferentes, porém cada um tem sua indicação específica. O objetivo aqui não é citar nomes ou marcas comerciais. Por exemplo, para rejuvenescimento facial podemos utilizar peeling químicos, Botox, preenchimentos, radiofrequência e luz pulsada para obtermos resultados satisfatórios.
Para o tratamento de acne e cicatrizes dispomos de peelings, abrasões, preenchimentos, subcisão, laser fracionado. Contra o melasma ou cloasma, distúrbio pigmentar de difícil tratamento, podemos utilizar os peelings químicos, luz pulsada e o laser co2 fracionado. Enfim, essas são algumas situações clínicas estéticas e suas opções de tratamento.

CHIQUE! Quais são as principais demandas dos pacientes que chegam ao seu consultório?
Atualmente, as queixas mais frequentes giram em torno de problemas como a acne, melasma, alopecias, cicatrizes, envelhecimento cutâneo, excesso de pelos, dentre outras.

CHIQUE! Os produtos dermo-cosméticos funcionam de forma eficiente?
Os produtos dermo-cosméticos ajudam a complementar o tratamento. Funcionam de certa forma, mas é necessário um somatório de esforços no intuito de atingirmos um objetivo. Dispomos de produtos excelentes na cosmetologia, mas cada produto tem sua indicação e somente um médico especialista pode realmente ajudar o paciente.

CHIQUE! O que você daria como receita em cada uma das etapas das mulheres (20, 30, 40, 50, 60), que não tenham nenhuma doença?
Mais uma vez e sempre, em todas as idades, uma boa qualidade de vida, o bem-estar e uma prevenção solar desde idades mais jovens serão sempre o tripé de uma vida feliz, longeva e saudável. A beleza é consequência de todos esses fatores. Mas, não há mal algum usarmos a tecnologia e o conhecimento a nosso favor. Realizamos atendimento na clínica Branca de Neve para tratamentos clínicos de diversas patologias dermatológicas e tratamentos estéticos como Botox, Preenchimentos, Peelings, Laser. Maiores informações podem ser obtidas com agendamento.

SERVIÇO:
CLÍNICA BRANCA DE NEVE
R. Vinte de Novembro, 41 – Cento Comercial Acesita, Timóteo – MG

Telefone: (31) 3849-1573

keyboard_arrow_up