Fundação Aperam Acesita e CMDCA apresentaram resultado do projeto realizado com o apoio do Itaú Social
A devolutiva do Projeto “Diagnosticando a Realidade de Crianças e Adolescentes de Timóteo para uma Educação Equitativa” foi apresentada para representantes do poder público e diversos atores sociais que compõem o Sistema de Garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes de Timóteo na tarde desta quinta-feira (13/11), no Teatro da Fundação Aperam Acesita. O diagnóstico apontou desafios e oportunidades de melhorias para elevar o índice de alfabetização e desempenho dos estudantes da rede municipal de ensino.
Marcaram presença o comandante 85ª Companhia da Polícia Militar em Timóteo, Capitão Gedaías Xavier; as secretárias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciene Silva de Souza; de Educação, France-Jane Araújo; e de Saúde, Érica Ferreira Pires; diretores e pedagogos das escolas municipais; representantes do Conselho Municipal da Criança e Adolescente; equipe do projeto e demais atores do Sistema de Garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes de Timóteo.
Elaborado e executado pela Fundação Aperam Acesita, o projeto foi realizado com a validação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Timóteo (CMDCA) para receber recursos no Edital Itaú Fundos da Infância e da Adolescência 2024. A iniciativa foi selecionada entre os 40 projetos apoiados em todo o país. Sua realização contou com a parceria da Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e apoio do Itaú Social.
“Agradecemos a parceria da Prefeitura de Timóteo, dos educadores e familiares e conselheiros Tutelares e do CMDCA por terem engajado nesta iniciativa para fazer o retrato fiel das necessidades da educação de Timóteo. O documento irá embasar as ações do município e proposição de novos projetos para contribuir com o desenvolvimento de Timóteo, por meio da educação”, ressaltou Luiz Magalhães, presidente da Fundação Aperam Acesita.
Resultados
O diagnóstico teve como objetivo investigar a realidade do Ensino Fundamental de 11 escolas públicas do município de Timóteo. Foram identificadas as prioridades e os desafios para promover equidade ativa para os alunos de 6 a 14 anos da rede municipal de ensino de Timóteo. Participaram do diagnóstico escolas dos bairros Macuco, Limoeiro, Alphaville, Vale Verde, Novo Tempo, Alvorada, Centro Sul, São José, Ana Rita, Santa Maria e Novo Horizonte.
Responsável pela consultoria técnica do projeto, Margarete Amorim, consultora
do Instituto Gregório Baremblitt – IGB, enfatizou que há urgência em atender as prioridades das escolas da rede municipal de ensino para que as iniciativas de melhorias sugeridas no diagnóstico alcancem as crianças e façam a diferença no futuro delas.
“São prioridades vencer desafios como a recomposição das aprendizagens, especialmente para os alunos do Ensino Fundamental anos Iniciais; elevar índices de alfabetização, com necessidade de práticas mais sistemáticas e acompanhamento contínuo; fortalecer a avaliação diagnóstica e formativa, garantindo que os dados sejam utilizados para planejar intervenções pedagógicas eficazes; ampliar o uso de metodologias inovadoras e inclusivas, que contemplem diferentes ritmos e estilos de aprendizagem; melhoria a gestão do tempo pedagógico e na articulação entre os segmentos (Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais), evitando fragmentação curricular e, principalmente, a parceria com a Secretaria de Saúde para atender aos alunos com suspeita de neuro divergência e sem atendimento ou laudos”, enumerou Margarete.
O diagnóstico levantou ainda que há urgência na adequação de espaços físicos, como bibliotecas, salas de leitura e laboratórios de informática e ciências, visando torná-los mais funcionais e atrativos, além de melhorias na acessibilidade, especialmente em unidades que ainda não estão plenamente adaptadas a alunos com deficiência. Manutenção de mobiliário e equipamentos, incluindo ventilação, iluminação e rede elétrica; ampliação e construção de espaços de convivência e lazer, garantindo ambientes mais acolhedores e propícios ao desenvolvimento integral; e investimento em conectividade e recursos tecnológicos, para apoiar o uso pedagógico das mídias digitais também são pontos de atenção de grande importância neste momento.
Próximos passos
O levantamento também apontou pontos positivos que serão fundamentais para que as mudanças sejam alcançadas no futuro. O comprometimento das equipes escolares com o processo de ensino e aprendizagem, o interesse e comprometimento de muitos alunos e
valorização das escolas pelos alunos e famílias foram destaque no processo de diagnóstico. A adesão da Recomposição da Aprendizagem para alunos do 6° ao 9° ano, a ampliação da inclusão escolar, com iniciativas para atender alunos com necessidades específicas, o engajamento da gestão escolar na busca por soluções coletivas, a abertura da Escola em Tempo Integral em algumas escolas e o Ideb 6,6 para anos iniciais, superando a média nacional de 6,0, são pontos positivos trazidos pelo diagnóstico.





