1º Pedal Integrado Jaguaraçu e Marléria (2)

DIA MUNDIAL DO TURISMO É CELEBRADO NAS CIDADES DO CTMAM

A semana começou com diversas iniciativas de valorização do turismo regional nos municípios do Circuito Mata Atlântica de Minas, pelo Dia Mundial do Turismo – dia 27 de setembro – neste ano celebrado na última segunda-feira. Os municípios de Santana do Paraíso, Mesquita, Jaguaraçu, Marliéria e Antônio Dias promoveram ações durante toda a semana, voltadas para empreendedores e profissionais da cadeia do turismo.

Jaguaraçu e Marliéria iniciaram as comemorações na manhã do domingo (26/09), com o 1º Pedal Integrado. Em um percurso de 39,3km, passando por 23 pontos da zona rural das cidades, mais de 800 ciclistas de todo o Vale do Aço e região participaram do evento. Com atrações para toda a família, o evento encerrou na Feira Gastronômica, com música ao vivo, no Parque de Exposição Pitangueira.

Desenvolvimento do turismo

Uma rodada de palestras foi realizada durante a segunda-feira (27/09), ministradas pelo turismólogo, fotógrafo e produtor cultural, Tailles Heliodoro, com o apoio do Circuito Mata Atlântica de Minas, com temas voltados para o desenvolvimento do turismo regional, como o Cadastur, do Ministério do Turismo, recursos disponibilizados pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, bem como iniciativas exitosas de empreendimentos utilizando canais digitais para impulsionar o negócio e uma pesquisa divulgada recentemente sobre o mundo pós-vacina.

“A cadeia do turismo precisa da parceria estratégica do gestor público, dos profissionais empregados, do empresariado e da comunidade para voltar a funcionar, se desenvolver e gerar lucro para o município, principalmente, na retomada das atividades turísticas com o controle da pandemia. Atualmente, existem recursos e mecanismos que facilitam muito o processo, mas dependem dessa união para dar certo”, comentou o palestrante.

Tailles Heliodoro esteve em Santana do Paraíso, no evento realizado pelas prefeituras de Santana do Paraíso e de Mesquita, ministrando a palestra com os temas “Como potencializar os ganhos de seu empreendimento por meio do turismo”  e “Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos”. Na oportunidade, o analista do Sebrae Minas – Regional Vale do Aço, Alessandro Lima Challub, apresentou o Projeto Turismo no Vale.

Na parte da tarde, Tailles abordou o tema “Empreendedorismo e inovação” em Jaguaraçu, em uma tarde de roda de conversa realizada pela Prefeitura Municipal, que também contou com a presença da analista do Sebrae Minas – Regional Vale do Aço, Vanessa Karla Pereira Silva. Ainda na segunda-feira, às 20h, a Prefeitura de Antônio Dias também promoveu um encontro, porém on-line, com os empreendedores de turismo da cidade, com a palestra ministrada por Tailles Heliodoro, abrindo a Semana do Turismo.

 A programação pelo Dia do Turismo seguiu em Marliéria, nesta terça (28/09), com a ação de Educação Patrimonial, realizada com a rede municipal de educação infantil, no Mirante do Jacroá.

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
Cenibra 3
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3