3T7A6996

DA CHIQUE! PARA SEU SITE PREFERIDO: MARA VILAR

Hoje inicio a publicação de entrevistas, matérias e reportagens publicadas na revista CHIQUE! de novembro passado, e nada como começar pela entrevista da capa, Mara Vilar, uma das mulheres que mais admiro na vida!

MARA VILAR
ESPETACULAR
O que define uma mulher de sucesso em todos os sentidos? Mara Vilar é sinônimo: mulher de rara delicadeza, colore o coração de quem ama; é confiante e divertida, amorosa, graciosa e forte, tudo ao mesmo tempo, cercando os amigos e a família de doses homeopáticas de afeto.

Poucas pessoas me impressionam pela admiração quanto a que tenho por Mara Vilar. Companheira incansável do marido, Altair Vilar, o poderoso da Todos Empreendimentos (leia-se, entre outros, o Cartão de Todos), ela está ao lado dele desde os tempos de dificuldades absurdas, ela acreditando no projeto, de casa em casa, a primeira vendedora do que seria o maior cartão de descontos do Brasil…
Mara é uma mulher incrível! Exuberante, alegre, rainha, empreendedora, esposa, mãe e avó à perfeição. Seu “querer ser” há muito já alcançou a marca do “fazer por amor”, que pode ser pela caridade, pela amizade, pelo seu lugar no mundo. Mara é caseira e universal. Simples e glamorosa. Talentosa e despretensiosa. Ao lado do marido, ergueu ao infinito a ideia da assistência às classes C e D desse Brasil de contrastes, investindo no Cartão de Todos desde semente, agora uma rede de milhões de pessoas sendo assistidas na saúde e no lazer.
Mara é espetacular!. Adoro seu estilo de vida, sua fidelidade aos amigos queridos, sua dedicação à família e ao trabalho como vice-presidente social do Cartão de Todos, onde promove campanhas vitoriosas de arrecadação de agasalhos, no inverno, e de brinquedos, na época do Natal. Dalí saem milhares de itens para famílias carentes, abrigos, asilos, creches, etc. Um presente para crianças no Natal e pra quem sente frio e não tem o que usar no inverno, em tons de solidariedade e acolhimento.

Família
“Desde os meus 14 anos eu trabalhei fora. Quando eu me casei, com 17 anos, Altair não quis que eu continuasse a trabalhar. Vim morar no bairro Santa Mônica, e ficava sozinha o dia inteiro. Aí me bateu saudade e eu disse a ele que queria voltar para minha cidade natal, Inhapim. Era vontade de voltar a trabalhar fora. Altair então montou uma loja de roupas na Rua Duque de Caxias, em Coronel Fabriciano, em sociedade com minha irmã Dolmira. Depois, ele montou uma oficina de refrigeração e eu fui tomar conta. Tudo nosso foi construído junto. Eu sempre mostrei para os meus filhos que a luta não é do papai, a luta é nossa. E os três iam distribuir os panfletos época do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga e do Cartão de Todos nas ruas do bairro das Águas, em Ipatinga, onde morávamos, e nos bairros próximos.
Então, eles cresceram vendo eu e Altair trabalhando juntos e mais: a ajuda a pessoas necessitadas que vêm até mim – eu nunca nego – divido com Tales, Ícaro e Aquiles. Basta eu dizer que mamãe está em campanha e eles já enviam os comprovantes de depósito…
O fato de Mara ter trabalhado fora não prejudicou em nada a criação dos filhos, Tales, Ícaro e Aquiles. “Acompanhei meus filhos intensamente. Até os 18 anos eu levava e buscava nas festas – não sei quantas vezes fui ao Clube dos Médicos busca-los em festas de 15 anos. O Altair ia junto, às vezes de pijama, dormindo… E eles não tinham vergonha de mim. Queriam ir na topic com os amigos, eu dizia: chama eles que eu levo também. E tinham que fazer soprinho para eu cheirar se tinha cheiro de álcool na boca (risos). Quando Tales foi estudar em Ribeirão Preto, eu ia de 15 em 15 dias para lavar meias e cuecas. Mas na verdade eu ia saber se estava tudo bem. Ficou a lembrança desse tempo na amizade dos colegas de república, todos me chamando de tia…
Hoje, os filhos de Mara e Altair são responsáveis por empresas do grupo Cartão de Todos: Tales, pela Mais Todos, uma fintech que existe para melhorar a relação de consumos entre as famílias e as empresas através da tecnologia solidária.; Ícaro, pela Amor Saúde, de clínicas, e Aquiles pela Refuturiza, de emprego e educação.

Vida ativa
A força de Mara vem da fé. “Fui criada na igreja adventista, acreditando que, se eu tivesse fé, as coisas se resolveriam por si mesmas. E é o que acontece até hoje, na minha vida”, ensina. Deus é perfeito e vejo isso em cada obra.” Agora mesmo, com o anúncio da chegada do terceiro netinho, Heitor, filho de Ícaro e Camila, para o próximo ano, Mara vislumbra os exames de ultrassom, na perfeição dos detalhes… A primeira netinha, Diana, filha de Ícaro e Camila, nasceu há três anos e é companheira da vovó Mamara até em viagens. Algumas são uma odisseia, como a de trem para Governador Valadares, com direito a piquenique no gramado próximo ao lago do condomínio onde mora uma prima, Elhem White. “Foi um dia inesquecível”, diz ela. … Joaquim, filho de Aquiles e Laura, nasceu há quatro meses e é presença constante na rotina de Mara quando ela está na capital mineira.
“Sempre tratei as pessoas com amor. A empresa começou assim. Sinto que sou o espelho por onde os funcionários se enxergam. Hora nenhuma tenho aborrecimentos, e se tiver, não trago para o meu ambiente de trabalho. Para as pessoas, transmito alegrias, vitória e responsabilidade. Quando começamos nosso projeto, havia um gerente que queria colocar cafezinho para os clientes todos os dias. Fui contra. Se um dia esse cafezinho faltar, seja porque a responsável pela faxina não pôde fazer ou qualquer motivo, irão dizer que a empresa do Altair está quebrando. Não é pelo custo; é pelo que as ações sinalizam”, pondera ela.
Já as festinhas para celebrar datas comemorativas com os funcionários são feitas no maior capricho, sem poupar esforços. “As confraternizações de fim de ano são aguardadas por todos com alegria”, festeja.
Mara mantém um escritório no Cartão de Todos do bairro Betânia, em Ipatinga, onde atua efetivamente, encetando as campanhas e agindo no comando do lado social do Cartão de Todos.

O aniversário
Ninguém é mais digna do amor apaixonado dos filhos e do marido que Mara. Em datas relevantes, de onde estiverem, Tales, Ícaro e Aquiles aterrissam em Ipatinga para abraçar a mãe. Dia 26 de março, pra ela, é sagrado. É quando a bela mulher comemora o aniversário com o zelo com que leva a vida: entre amigos e a família, abrigada em seu espaço no condomínio Village Nobre, na maior felicidade! Desse dia ela faz um acontecimento, que começou neste 2023 com a família em caminhada pelo Parque Ipanema, água de coco e boas risadas, e terminou com uma animadíssima festa à tardezinha, só para os amigos sinceros e a família, claro. Mara tem fiéis amigas dos tempos de infância e adolescência em Inhapim e depois, quando se casou aos 17 anos e se mudou para Ipatinga. Essas amigas ela preza e cuida com carinho. Todos os anos são convidadas. E, sob as bênçãos da leitura Sagrada por Padre Ildeu Franco, a festa nem viu a tarde virar noite em animadas gargalhadas. Existe mais sofisticação que isso?

Um edifício chamado MARA VILAR
Acostumada a estar sempre ao lado do marido, o presidente celebrado e admirado nos pequenos e grandes eventos onde o empresário é estrela, Mara experimentou a sensação de estar sob os holofotes como figura principal na inauguração do Edifício Mara Vilar, em Bauru, uma das mais prósperas cidades do Estado de São Paulo. A iniciativa partiu do parceiro de Altair na Todos Empreendimentos, Ânderson Franco, investidor e maior franqueado das Clínicas de Todos.
E para Ânderson a emoção também esteve aflorada. Pelas palavras dele: “Um dos dias mais felizes da minha vida. Gratidão, Mara, a você e sua família pelo que vocês representam, mudaram minha vida. Tudo que sou como pessoa e como profissional empresário, devo a você e ao Altair, nesses quase 25 anos que nos conhecemos. Vocês são a referência e a bússola que me ajudaram a crescer e superar as dificuldades dos caminhos da vida, a evoluir e a ser o que sou hoje.”

Cidadania honorária
Mara recebeu o título de Cidadã Honorária em 2020 por indicação do vereador Sebastião Guedes e aprovação unânime dos demais membros do Legislativo. Sobre o trabalho que desempenha no Cartão de Todos, Mara declara: “Tenho muito orgulho de reforçar o compromisso da empresa com a responsabilidade social – um dos pilares do Cartão de TODOS – e de fazer parte de uma empresa que, cada vez mais, leva dignidade às pessoas por meio da inclusão social”. Esse é o espírito de Mara Vilar, Cidadã Honorária de Ipatinga, título mais que merecido concedido pela Câmara Municipal da Cidade.

AS campanhas
As campanhas sociais do Cartão de Todos são desgastantes e trabalhosas para Mara, mas ela não reclama. Pelo contrário: diz que gosta. “Eu sinto prazer em conversar com alguém que me admira e respeita, e do outro lado da linha me conta se tem algum problema, alguma dificuldade. Minha lista vai de cidade por cidade, estado por estado, começando por Minas Gerais. Ligo para todos os franqueados. As campanhas têm que andar juntas. Se alguma não recebeu a caixinha para a colocação dos brinquedos, reclamo com o diretor regional. E depois cobro! Vai montar a caixinha amanhã? Então você me manda uma foto quando estiver pronta? Não é forçar as pessoas, é organização, para todos participarem porque um pouquinho de cada um é que faz um montante grande.
No caso das campanhas, os escritórios do Amor Saúde participam, os do Refuturiza também, e Mara liga para todos! Altair diz a ela: à noite, você vai ficar com zumbidos no ouvido. E ela: “vou nada, tomo um banho, faço um lanche, uma oração, e durmo!”

Equilíbrio
Mara não é de se acomodar. Pratica pilates e, estando em Belo Horizonte, cidade em que vive, dividindo com seu endereço de Ipatinga, ela faz longas caminhadas e ainda sobe e desce correndo as escadas da Igreja de Fátima, no bairro de Lourdes. É, as belas pernas de Mara não são só obra da natureza…
Quem conhece Mara sabe que toda essa força, coragem e sabedoria ela busca em uma fonte inesgotável de energia. Há oito anos Mara frequenta a clínica Rituaali, em Penedo/RJ, considerada a maior especialista do Brasil dedicada à medicina do estilo de vida. Lá, não é só a alimentação e o emagrecimento que importam. O equilíbrio entre o espírito e a mente é destacado como fundamental para o bem-estar. A cada ano Mara leva alguém que, pelo toque no coração, ela considera que precisa daqueles dias no lugar. Já levou os três filhos, amigos, família, só não conseguiu levar o Altair! Mas ela não desiste: “Sei que a hora dele vai chegar”, contempla.
As estadias na Rituaali são verdadeiros acontecimentos para os convidados de Mara. Ela manda fazer camisas e bonés, prepara festa de aniversário, direciona a programação conforme a necessidade de cada um, vai à coordenação e dá dicas.

Uma dor
Existe, sim, algo que incomoda Mara e a faz sofrer: “O que mais me entristece é ver pessoas que não se preocupam com o próximo”. E Mara tem tido respostas lindas de seu cuidado com o outro. Ela está a cada dia mais disposta, mais bonita, com mais saúde e alegria.
Todos os dias, após as orações, ela segue para o que Deus lhe envia como tarefa, e o faz sempre com um sorrisão no rosto que derruba qualquer mal querer.

Compartilhe com um amigo

Facebook
WhatsApp
Email