CULTURA URBANA: MORADOR DO VALE DO SOL RECEBE MAIOR PRÊMIO DA AMÉRICA LATINA

Não é de hoje que o artista mineiro “B-boy Luizin” vem se destacando pelo cenário do Hip Hop brasileiro, e pela primeira vez vai receber o Troféu Arte em Movimento, uma premiação de cunho internacional realizado pelo artista plástico José Pereira de Souza, conhecido por Zep. Wesley Luiz Costa Ribeiro, conhecido por B-boy Luizin, foi convocado pelo então famoso e respeitado Nego Mário, da Banca Somos Um Só, para receber esse importante reconhecimento que será realizado em um grande e prestigiado polo do Hip-Hop brasileiro.

Sobre o Troféu Arte em Movimento

O evento é uma premiação, que é organizada pelo artista plástico José Pereira de Souza, mas conhecido como Zep, acontece todo ano e é considerado um evento internacional e a maior premiação da américa latina, que premia diversos agentes da cultura urbana e vários artistas independentes da Cultura Hip-Hop do Brasil.

Quem é B-boy Luizin?

Conheça sua vida e carreira

Wesley Luiz Costa Ribeiro é B-boy Luizin, nasceu em Governador Valadares no dia 30/11/1989, solteiro, possui o curso técnico em Administração, superior de Gestão Segurança Pública e Privada e é estudante de jornalismo pela Faculdade Católica Paulista. É fundador e integrante do Coletivo Cultura Urbana, do Vila Velha Força Break Crew, Revolution Break Crew e do grupo de Capoeira Arte Brasil. O atleta foi criado em Ipatinga e arriscou seus primeiros passos de dança por incentivo de sua mãe de criação Gloria Maria, a Glorinha, no ano de 1995 (aos cinco anos de idade). A princípio ela incentivava as crianças a imitar o astro norte-americano “Michael Jackson”. Pessoas relatavam que Luizin era considerado o pior de todos (a) que se faziam presente, mas que sua perseverança e força de vontade o fez superar diversos desafios. Em 2004 (aos quatorze anos de idade), o artista que frequentava constantemente o Parque Ipanema devido as peladas de Vôley (esporte que Luizin praticou bastante tempo) o levou a conhecer o professor de breaking chamado Marcos Santos, o Markin. Sem contar que o então atleta também era praticante de Capoeira e dividiu sem tempo fazendo os três esportes. Passou-se um tempo e Markin se foi e o artista conheceu a turma do B-boy Waldeci, o Cidiboy que na época comandava o Conexão Hip Hop (grupo anterior ao Revolution Break Crew).

O B-boy já participou de vários vídeos com os artistas do Vale do Aço. Dançou em eventos regionais, nacionais e internacionais, conheceu vários e importantes ícones da cultura hip hop de renome nacional e internacional. Além disso, desde 2006, vem ministrando aulas gratuitas para as comunidades de Ipatinga. Ele acredita que a dança urbana promove a inclusão social e promove e democratiza o acesso a arte.

Participações em competições

Participou por duas vezes da eliminatória do Red Bull Cyphers Brazil em São Paulo, em 2021, e no Rio de Janeiro, em 2023. Red Bull BC One é considerado o maior evento ee mais prestigiado campeonato de breaking 1 x 1 do planeta. Campeonato internacional Break do Verão, no Rio de Janeiro, em 2023. Duelo de MC’s Nacional em 2013. Duelo nacional de breaking “Duelo de Titãs” em 2014 e 2017 entre outros importantes eventos de renomes. Além disso, o artista B-boy Luizin já dividiu palco com com grandes artistas no Gangsta Paradise, evento que é considerado o maior evento de rap do Brasil, e por ser estudante de jornalismo e estar na área da comunicação desde novo, já entrevistou o rapper MV Bill, Rodrigo Teaser, Dum Dum Facção Central (in memorian), Rapper Xamã, Nelson Triunfo e outros importantes nomes da cultura Hip-Hop nacional que também são conhecidos internacionalmente.
Conquistas

Dentre muitos prêmios, se destacam o primeiro lugar nos seguintes campeonatos:

batalha de Breaking no evento “Batalha do Boca”, em Peruíbe (SP), no ano de 2017; Seven To Smoke promovido pelo coletivo Projeto de Rua, na Praça do Bom Jardim (Ipatinga – MG), no ano de 2015; batalha de Breaking do evento Encontrão Hip Hop promovido pelo Sintonia Crew (Ipatinga,MG), no ano de 2011; e batalha de coreografia promovida pela Igreja Universal do bairro Canaã (Ipatinga – MG), no ano de 2011. 3º lugar no evento Ipatinga Battle, no ano de 2016 e 2º lugar no campeonato de breaking promovido pelo Fica Vivo.

keyboard_arrow_up