CULTURA DE PAZ: BRINCANDO NA PRAÇA MOVIMENTA A PROGRAMAÇÃO CULTURAL NO NAQUE

Promovido por Ana Paula Mariano Lopes e apoio da Fundação Renova, o projeto “Brincando na Praça”, promoveu na cidade do Naque uma série de atividades culturais gratuitas para crianças, voltadas para à Cultura da Paz.Durante o mês de agosto foram realizadas na Escola Municipal Pedro Fernandes Mafra as seguintes ações: Contações de histórias com a escritora Nancy Nogueira, Oficina de Pintura do brinquedo avião, ministrada por Alison Fernandes e a Brinquedoteca do Instituto IDEIAS (com 12 diferentes modelos de brinquedos (acompanhados por monitores) que alegrou e ampliou o conhecimento ainda mais da criançada. No total, 478 crianças foram diretamente beneficiadas, impactando suas famílias como um público indireto de mais de 1500 pessoas.
O projeto tem como objetivo, contribuir para que crianças e familiares, obtenham informações lúdicas e mais uma ferramenta (o avião) para contribuir e ampliar a problematização dos seis pilares da Cultura de Paz que são: Respeitar toda forma de vida; rejeitar a violência; ser generoso; ouvir para compreender,preservar o planeta eredescobrir a solidariedade. Assim, todas as atividades realizadas se utilizaram da atemática da Cultura de Paz que, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU):“Cultura de Pazé um conjunto de valores, atitudes, modos de comportamento e de vida que rejeitam a violência, e que apostam no diálogo e na negociação para prevenir e solucionar conflitos, agindo sobre suas causas”.
“As atividades culturais desenvolvidas pelo projeto na cidade do Naqueproporcionaramo acesso das crianças aos direitos previstos em lei como o Lazer, presente, no artigo 6º e 217º da Constituição Federal de 1988” Informa Ana Paula Mariano, produtora executiva do projeto.
Nesta edição do projeto foram presenteadostodos os 478 alunos da Escola Municipal Pedro Fernandes Mafra, sendo, 210 aviões em MDF, financiados pelo projeto e 268 doados pelo Instituto Ideias. Das famílias impactadas pelas ações do projeto, cerca de 50% das crianças destas famílias, estão em situação de vulnerabilidade social, ou seja, são crianças de famílias que fazem parte do programa de transferência de renda, Bolsa Família (dados fornecidos pelo Município de Naque). Durante as atividades culturais o projeto contou com a distribuição gratuita de pipoca e algodão doce.
Além do apoio da Fundação Renova, por meio da 2ª Edição do Edital Doce-MG, o projeto contou a parceria da Associação Filó Incubadora, Instituto IDEIAS e Prefeitura Municipal de Naque, por meiodas Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social, Obras e Cultura, esporte e Lazer.

keyboard_arrow_up