Cuidar do sorriso é cuidar da saúde como um todo. É com essa mensagem que o Centro de Odontologia Integrada (COI), administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), celebra três momentos especiais: o Dia Nacional da Saúde Bucal e o Dia do Dentista, comemorado em 25 de outubro, e o aniversário de 44 anos do COI, no dia 27. A data é um convite para lembrar que a prevenção é o melhor caminho para garantir qualidade de vida e bem-estar.

O dentista André Barreto Mafra de Oliveira, especialista em Reabilitação Oral, explica que o Dia Nacional da Saúde Bucal vai muito além de uma homenagem aos profissionais da área. “Comemorar essa data é gerar conscientização sobre prevenção, melhoria da autoestima e bem-estar geral. Vários problemas de saúde se iniciam ou se manifestam na boca, e o cuidado é fundamental. Cuidar do sorriso é cuidar da saúde”, reforça.
Entre as doenças que podem ser prevenidas com bons hábitos de higiene bucal, André cita as mais conhecidas, como gengivite, periodontite, halitose e até mesmo o câncer de boca. Mas ele alerta que os impactos vão além da cavidade oral. “A falta de cuidado pode contribuir para doenças graves, como a endocardite bacteriana, quando bactérias da boca chegam ao coração. Há também risco aumentado de complicações na gravidez e até possíveis relações com artrite reumatoide e Alzheimer”, explica.
Outro problema que tem se tornado cada vez mais comum nos consultórios é o bruxismo, que segundo o dentista, está diretamente ligado ao estresse da vida moderna. “Vivemos em um tempo muito acelerado, com cobranças e preocupações constantes. O bruxismo pode começar de forma silenciosa, durante o sono, e trazer dores de cabeça, tensão no pescoço, estalos na mandíbula e até fraturas nos dentes. Além disso, conseguindo identificar precocemente, podemos evitar consequências graves, muitas vezes irreversíveis”, relata. Ele destaca a importância de buscar avaliação profissional para o diagnóstico precoce, além de adotar cuidados simples, como manter uma boa higiene do sono, evitar telas antes de dormir e reduzir o consumo de cafeína e álcool.
O COI é um dos grandes aliados na prevenção e no tratamento desses problemas. Em 44 anos de atuação, o Centro de Odontologia se consolidou como referência em saúde bucal em Minas Gerais, oferecendo atendimento de excelência, tecnologia de ponta e uma equipe altamente qualificada. Com unidades no bairro Horto e Canaã, em Ipatinga, o COI foi a primeira instituição odontológica do estado a conquistar a certificação ISO 9001:2008, reconhecendo sua gestão de qualidade.
Com 12 especialidades odontológicas, 44 unidades de atendimento, um moderno laboratório de prótese e uma Central de Materiais e Esterilização, o COI realizou, apenas em 2024, mais de 415 mil procedimentos. O time é formado por 66 cirurgiões-dentistas, 29 técnicos em saúde bucal, 68 auxiliares de saúde bucal e profissionais de radiologia e prótese. “Oferecemos o que há de mais moderno em diagnóstico e tratamento, com um olhar humanizado para cada paciente”, destaca André.
Aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados, das 7h às 13h, o COI atende convênios e pacientes particulares, sempre com o compromisso de promover saúde e confiança através do sorriso.
Para André, a principal mensagem que o Dia Nacional da Saúde Bucal deixa é de que o cuidado precisa ser constante. “A prevenção vai além do sorriso, ela envolve a saúde geral. Investir na saúde bucal é investir em você. Pequenos cuidados diários e visitas regulares ao dentista fazem toda a diferença para garantir um futuro com mais saúde, autoestima e qualidade de vida”, conclui.





