Circuito Comunidade_Fazenda Água Viva41

CIRCUITO COMUNIDADE VAI A CASAS DE ACOLHIMENTO

Pessoas com deficiência, crianças, adolescentes, idosos e recuperandos que residem em casas de acolhimento de Ipatinga são o público do Circuito Comunidade do Instituto Usiminas na programação de março. Na primeira ação deste mês, o minitrio estacionou na Comunidade Terapêutica Fazenda Água Viva, em Ipatinga, na tarde desta quinta-feira (04/03). A ação integra o programa Em Casa com o Instituto Usiminas, que tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Inclusão é a palavra-chave do Circuito Comunidade nesse mês, conforme explica a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal. “Pela primeira vez, vamos levar as atrações culturais com toda a emoção que o Circuito Comunidade proporciona para incluir também pessoas institucionalizadas. E a nossa experiência com esta ação circulando pelas ruas da cidade mostra o quanto podemos transformar a vida das pessoas proporcionando o acesso à arte e a cultura”, contou Penélope.

Moda de viola

No campo de futebol da Fazenda Água Viva, o Circuito Comunidade foi palco da atração “Hyuri Luna – Seresta Sertanejos Românticos”. Acompanhado da sua viola e do sanfoneiro Lúcio Mariano, o cantor emocionou e divertiu os 37 residentes e equipe da instituição com canções sertanejas que marcaram gerações, como Boate Azul, Dama da Noite, Chalana, Menino da Porteira, Chico Mineiro, Fio de Cabelo, No Rancho Fundo e Estrada da Vida.

Para a presidente da Comunidade Terapêutica Fazenda Água Viva, Maria da Conceição Ribeiro de Vasconcelos, receber o Circuito Comunidade na instituição foi gratificante. “A música distrai e nos traz leveza, uma sensação tão boa. Os meus meninos [se referindo aos recuperandos da entidade] estão muito felizes por terem recebido esta atração. Eles ficaram muito felizes, se distraíram, outros se emocionaram pela saudade da família. Poder vivenciar momentos como este, nesta tensão que a pandemia trouxe, foi maravilhoso”, agradeceu dona Conceição.

Outras três entidades vão receber a atração musical do Circuito Comunidade durante o mês de março. Para atender ao público institucionalizado, que muitas vezes não têm oportunidade de contemplar atrações culturais do lado de fora das entidades, o Instituto Usiminas promove a ação seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19.

 

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3