Cinema acessível e inclusivo

Cinedocumenta promove sessão especial para pessoas com deficiência intelectual na Apae

Fotos: Dani Dornelas 

A 15ª edição da Cinedocumenta realizará amanhã (27), às 9h e às 14h, uma sessão especial na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), voltada especialmente para o público com deficiência intelectual. Será exibido o filme O Menino no Espelho, dirigido por Guilherme Fiúza (in memoriam).

O filme narra a história do jovem Fernando, que, aos 10 anos, está cansado das tarefas do dia a dia. Seu grande desejo é ter um sósia que assuma essas tarefas, permitindo que ele se divirta sem preocupações. Um dia, esse desejo se realiza quando seu reflexo deixa o espelho e ganha vida.

A exibição do filme faz parte das comemorações dos 15 anos da Cinedocumenta, reforçando o compromisso do evento com a inclusão e a acessibilidade. Essa iniciativa é uma realização de Éderson Caldas, com apoio do Governo de Minas Gerais, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal, além de parceiros como Adevipa e Cine Clube Los Películas.

ADEVIPA

Na semana passada, a Cinedocumenta também promoveu uma sessão especial na Associação dos Deficientes Visuais de Ipatinga (Adevipa), voltada especificamente para o público com deficiência visual. Foi exibido o filme A Festa de Léo, dirigido por Luciana Bezerra e Gustavo Melo, com audiodescrição na versão original, gentilmente cedida pela produtora Coqueirão Filmes.

A projeção deste longa-metragem, produzido na favela do Vidigal, no Rio de Janeiro, reforçou mais uma vez o compromisso do evento com a inclusão e acessibilidade.

A Cinedocumenta deste ano, realizada em maio, contou com a exibição de 12 filmes, acompanhados de debates com diretores de todo o Brasil e performances artísticas, como o show da drag queen Diiah Foox e da rapper Preta Lua MC. O evento também promoveu a Mostrans, uma mostra paralela focada na visibilidade da população trans, descrita por Éderson Caldas como “um marco na luta contra o preconceito e a discriminação.”

Além disso, a Mostra incluiu a exibição de um curta-metragem produzido pelos alunos da Oficina de Realização, ministrada pelo cineasta Luiz Carlos Lacerda. A Cinedocumenta destacou-se por sua acessibilidade, oferecendo recursos como Libras, audiodescrição e espaços reservados para cadeirantes. “A ampliação do programa da Cinedocumenta, que incluiu sessões extras para grupos como a APAE, contemplada com uma sessão especial em maio, e agora a Adevipa, evidencia nosso compromisso com a inclusão social”, conclui Éderson.

A Cinedocumenta é promovida em parceria com diversas instituições, contando com apoio essencial da Prefeitura de Ipatinga, Vídeo Plus, Panorama Hotéis, Tufik Cozinha Árabe, Restaurante Tradição, Los Películas Cine Clube, entre outros. A produção é da MC Produção, Shirley Maclane Produções e Fino Trato, com divulgação nas mídias sociais pela G Mídia.

A direção de produção da Cinedocumenta ficou a cargo de Shirley Maclane, enquanto a direção de comunicação foi liderada por Goretti Nunes e Raquel de Carvalho. O evento é financiado pela Lei Paulo Gustavo e conta com o suporte de vários parceiros, reafirmando o compromisso de Ipatinga com a cultura e a inclusão.

SERVIÇO

Sessão de cinema especial com a exibição do filme O Menino no Espelho
Data: Amanhã (27)
Horários: 9h e 14h
Local: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)
Endereço: Avenida 26 de Outubro, nº 1595, bairro Bela Vista.

keyboard_arrow_up