A fuga para uma vida mais simples e longe dos efeitos das metrópoles se tornou algo tão marcante que se traduziu na moda com o cottagecore, que preza o retorno da vida ao campo. Ainda assim, é possível encontrar grandes cidades – com vidas noturnas marcantes, comércio incrível e diversas opções de lazer – que sejam sustentáveis.
O novo estudo da Uswitch, uma empresa inglesa especialista em comparar consumo de energia, desenvolveu uma lista indicando quais são as cidades mais sustentáveis do planeta.
De acordo com os estudos, a cidade de Wellington, na Nova Zelândia, é a que tem menor percentual de poluição do que qualquer outra no mundo. Já entre as grandes cidades, a 1ª colocada da lista é Camberra (Austrália), que alcançou uma nota de 427 por oferecer excelente transporte público, consumir 48% de energia proveniente de fontes sustentáveis (solar e eólica) e seu ar possuir apenas 13,89 de índice de poluição – isso quer dizer que a cada 100 partículas presentes no ar, “só” 13,89 estão poluídas!
As mais sustentáveis:
1º. Camberra, Austrália
2º. Madri, Espanha
3º. Brisbane, Austrália
4º. Dubai, Emirados Árabes Unidos
5º. Copenhague, Dinamarca
6º. Frankfurt, Alemanha
7º. Hamburgo, Alemanha
8º. Praga, República Checa
9º. Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
10º. Zurique, Suíça
As menos sustentáveis
1º. Jidá, Arábia Saudita
2º. Nova Déli, Índia
3º. Amã, Jordânia
4º. Tianjin, China
5º. São Paulo, Brasil
6º. Nairóbi, Quênia.
7º. Cairo, Egito
8º. Wuhan, China
9º. Guangzhou, China
10º. Macau, China