CERIMÔNIA MARCA INÍCIO DAS OLIMPÍADAS ESCOLARES DE TIMÓTEO

O Ginásio Poliesportivo Iorque José Martins sediou a cerimônia de abertura das Olimpíadas Escolas de Timóteo 2023, na manhã desta segunda-feira (25/09). O evento esportivo é promovido pela Prefeitura de Timóteo, com patrocínio da Aperam South America, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, via Ministério do Esporte.

A competição foi oficialmente aberta pelo prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, e pelo presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Araújo Vitorino. A cerimônia de abertura contou com a presença da atleta olímpica de Timóteo, Lucimar Moura, medalhista em Pequim (2008). A partida de handebol feminino entre a EE São Sebastião e EE Haydée de Souza Abreu marcou a abertura.

“Esse projeto tem grande importância na promoção da integração de nossos alunos por abarcar as redes públicas e privadas e na descoberta de novos talentos. As Olimpíadas Escolares são referência para competições em nível estadual e mesmo nacional”, frisou o prefeito de Timóteo, elogiando o compromisso social da Fundação Aperam Acesita em apoiar o evento.

O presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, reafirmou o compromisso de fortalecer iniciativas que trazem benefícios para toda a comunidade. “O incentivo ao esporte é mais um caminho que contribui para a transformação social. É por isso que a Aperam South America e a Fundação Aperam Acesita, estão apoiando efetivamente a realização das Olimpíadas Escolares de Timóteo”, ressaltou Venilson.

Tocha Olímpica
Luka Tony Gregório de Jesus, da Escola Estadual Antônio Silva, o primeiro atleta de Timóteo a receber uma bolsa do Ministério do Esporte na modalidade de Atletismo e Salto, conduziu e acendeu a tocha olímpica. Em seguida, os alunos fizeram o juramento do atleta, que teve como orador o enxadrista Breno Guimarães Santiago Miranda, da Escola Municipal Limoeiro.

A cerimônia também contou com o desfile das 15 delegações participantes. Cerca de 1.300 alunos-atletas das escolas municipais, estaduais, federal e rede privada de Timóteo, vão disputar nas modalidades de basquete, futsal, handebol, voleibol, judô, xadrez, atletismo, natação, tênis de mesa e vôlei de areia, em provas até o fim do mês de outubro.

A competição é dividida em dois módulos, conforme idade dos alunos-atletas e tem como participantes as seguintes escolas: Colégio Católica de Timóteo; Cefet Minas; Escola Batista de Acesita; E.E. Ana Letro Staacks; E.E. Antônio Silva; E.E. João Cotta de Figueiredo Barcelos; E.E. Professora Haydée de Souza Abreu; E.E. Professora Hilda de Araújo Osório Zauza; E.E. Leôncio Araújo; E.E. São Sebastião; E.M. de Timóteo; E.M. Limoeiro; E.M. Novo Tempo; E.M. Professora Maria Aparecida Martins Prado; e Instituto Municipal de Educação Técnica de Timóteo.

De olho no pódio
A estudante Emilly Thauany Ferreira Correia Dias, de 14 anos, da Escola Municipal Limoeiro, estreou nos jogos olímpicos para disputar vôlei. “Minha expectativa é de elevar o nome da minha escola, para que ela possa ser mais reconhecida e aprender com os alunos de outras instituições, competindo sempre com respeito”, comentou.

Arthur Vinícius dos Santos, da Escola Estadual São Sebastião, de 17 anos, disputará as modalidades de futsal e handebol este ano. “O esporte nos leva no caminho certo”, ressalta o estudante, que foi campeão em 2022 e representou a cidade nos Jogos Escolares de Minas Gerais.

A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Márcia Lessa, lembrou que esse é um momento muito esperado pelos estudantes durante o ano. “O esporte é saúde, lazer, compromisso, disciplina e vem somar com todo processo educativo”, declarou a secretária.

keyboard_arrow_up