Centro Cultural Internacional Tikufukai – 52 Anos de Educação e Amizade

A TIKUFUKAI, como é mais conhecida, é uma sociedade civil sem fins econômicos e lucrativos, considerada de utilidade pública municipal. Fundada em 1973, em Ipatinga (MG), pela família Inoue com o apoio do educador japonês Sr. Tikufu Ota, a entidade dedica-se há mais de cinco décadas à formação humana e cultural de crianças e jovens. O Sr. Tikufu Ota, que esteve diversas vezes em Ipatinga, deixou um legado eterno de amor à educação e ao Brasil. Está sepultado na cidade, nas terras de “Aço e Alma”, no Cemitério Nossa Senhora da Paz.

“Nosso principal objetivo é desenvolver ações educativas por meio da cultura e de uma metodologia voltada à motivação interior, cultivando o caráter e despertando valores humanos como empatia, respeito, paz e solidariedade.
Com sede à Rua Gonçalves de Magalhães, 111, Bairro Ideal – Ipatinga telefone (31) 3823 4647), o Centro já atendeu mais de 100 mil crianças ao longo de seus 51 anos de existência, oferecendo oficinas para crianças de 3 a 16 anos, com resultados profundamente positivos.
Entre as artes milenares japonesas ensinadas estão:
. Ikebana (arranjo de flores)
. Origami (dobradura de papel)
. Kirigami (recorte em papel)
. Shodō (caligrafia japonesa)
. Orinuno (dobradura em tecido)
. Sumie (pintura oriental)
. Cerâmica japonesa
. Culinária japonesa
. Oshibana (Desidratados de flores e folhagens)

Essas artes são utilizadas como ferramentas para cultivar uma mente sensível ao outro, mesmo que não o conheça pessoalmente —
desenvolvendo um coração caloroso, sincero e bonito. Do pensamento do fundador nasceu o lema que guia a instituição até hoje:
“O amor pelas flores leva ao amor pelas pessoas e, consequentemente, à paz no mundo.” — Tikufu Ota

2025: Comemoração dos 52 Anos e da Pedra da Amizade
Neste ano de 2025, celebramos 52 anos da Tikufukai no Brasil e 33 anos da Pedra Monumental da Amizade, implantada em 1992, durante a última visita de Tikufu Ota ao Brasil. O monumento, localizado no Jardim do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga, é um monolito de granito com 2,20m de altura e mais de 2 toneladas, doado pelo empresário Durval Pinheiro e escolhido pessoalmente por Tikufu. Na face frontal da pedra, está gravado o ideograma “Yūko” (Amizade).
Segundo Tikufu, “Através desta pedra, abro meu coração ao povo brasileiro. Ela representa a natureza que integra o homem e a cultura do espírito — um ideal de paz que deve imperar no século 21.”
Esse monumento simboliza o compromisso com a paz, transformando a amizade em um marco eterno, gravado não apenas na rocha, mas no coração das pessoas.
A Solenidade Comemorativa aos 52 anos da Tikufukai do Brasil foi realizado no dia 07/08/25 às 19 hs no Teatro Zélia Olguin localizado no
bairro Cariru – Ipatinga , ondetivemos a participação da Sra Sofu Koyanagi Presidente da Tikufukai que veio especialmente do Japão para o evento.

Durante anos, cerca de 2.500 alunos, entre 5 e 14 anos, participaram das atividades dos projetos patrocinados pela Cenibra e a Usiminas, além de cerca de 100 adultos da comunidade. As oficinas despertaram não apenas habilidades artísticas, mas também fortaleceram laços familiares e escolares, especialmente nas escolas que realizaram exposições dos trabalhos dos alunos.
O sucesso do projeto superou todas as expectativas, especialmente pela diversidade dos públicos atendidos — crianças e jovens da zona rural e urbana, com diferentes vivências, que enriqueceram o processo com suas histórias e perspectivas.
Essa experiência reafirma o compromisso da Tikufukai com a formação humana por meio da arte e da cultura, promovendo o respeito às
diferenças, o diálogo e a construção de uma sociedade mais sensível e integrada.
Projeto “Cultura Japonesa no Vale (do Aço)” patrocinado pela
Usiminas
Em 2023, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto foi oficialmente viabilizado pela Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura), com patrocínio da Usiminas por meio do Instituto Usiminas, e realizado pelo Centro Cultural Internacional Tikufukai em parceria com a Prefeitura de Ipatinga.

A iniciativa atendeu mais de 700 alunos de escolas públicas e da comunidade local, com oficinas de Ikebana, Origami, Oshibana e
Kirigami. Ao final, houve uma exposição pública dos trabalhos na Estação Memória Zeza Souto, em comemoração aos 50 anos da Tikufukai no Brasil, com grande visitação e ações especiais como intérprete de Libras

keyboard_arrow_up