Na última semana, a CENIBRA realizou mais um encontro com os representantes da Rede de Percepção de Odor (RPO). São voluntários de várias cidades próximas da Unidade Fabril que auxiliam no controle das emissões atmosféricas. O encontro aconteceu na Casa de Hóspedes e ofereceu mais uma oportunidade de troca de experiências entre os participantes, avaliação dos trabalhos de 2015 e apresentação do planejamento para o próximo ano.
Após o encontro, os voluntários assistiram a apresentação musical com Luizinho da Viola e Lenno. Cada Voluntário também recebeu uma Cesta de Natal e participou do jantar de confraternização.
O que é a Rede?
A Rede de Percepção de Odor (RPO) da CENIBRA é composta por instrumentos analisadores nas principais fontes estacionárias do processo, uma estação meteorológica automatizada, hardware e software para o modelamento da dispersão do odor na atmosfera. Um grupo de participantes voluntários, num raio de 42 km em relação à fábrica, serve de base para as ações gerenciais voltadas à geração e controle das emissões odorosas. Os eventos de odor registrados pelos participantes são posteriormente modelados por computador, fornecendo informações para uma maior compreensão do fenômeno e futuras ações visando sua redução e controle.
Os principais parâmetros de controle definidos pelo órgão ambiental do estado são o TRS (Enxofre Reduzido Total), o SO 2 e o material particulado em suspensão (MP), provenientes das fontes estacionárias do processo produtivo.
Os valores de TRS estão relacionados ao processo de fabricação de celulose Kraft e fornecem uma estimativa da concentra ção de mercaptanas, que são os compostos associados aos eventos de percepç ão de odor. Os valores das emissões, considerando-se as fontes estacionárias existentes, são inferiores ao padrão internacional de 5 ppm, proposto e adotado pela empresa em seu licenciamento ambiental desde 2001.
As emissões de SO2 são historicamente inferiores ao limite atual de 2.500 mgSO2 /Nm 3 , pois os principais processos relacionados à produção de celulose Kraft são tipicamente de redução química, com emissão de TRS. As emissões mais relevantes são provenientes da chaminé central, que escoa os gases das duas caldeiras a biomassa e da caldeira de recupera ção N o 2, bem como da caldeira auxiliar a óleo (processos de combustão). As demais fontes apresentam emissão SO 2 inferiores a 10 mg/Nm³: