CENIBRA REALIZA FESTA DE 50 ANOS COM SOLTURA DE MUTUNS NA PONTE PERDIDA. MAS QUE PONTE É ESSA?

A Cenibra comemora neste dia 13 de setembro 50 anos de implantação. Para comemorar, levou para o seu Centro de Pesquisa em Revés do Belém autoridades e imprensa, que testemunharam a soltura de mutuns, aves em vias de extinção cuja preservação a empresa financia. Como parceiros, ela tem o Crax, o ator Victor Fasano, o IEF, o PERD e outros, mas isso eu conto depois.

Agora, quero lhes informar sobre a velha Ponte Perdida, que atravessa o Rio doce na altura do Revés do Belém.

Com engenharia de arcos para eliminar a necessidade de pilastras, foi construída sobre o Rio Doce em 1966. Na época a obra foi uma tentativa de implantação de uma estrada projetada para interligar o distrito de Revés de Belém, a Timóteo, facilitando o escoamento da produção de carvão da área de Bom Jesus do Galho para a siderúrgica Acesita.
O major Ronaldo Silva comandante da 12º Companhia de Meio Ambiente e Trânsito de Ipatinga, explica que o local é considerado um marco da luta na conservação do meio ambiente. “A continuidade da construção dessa via traria certos prejuízos para o Parque e, em razão disso, a sua construção foi suspensa”, contou.

Segundo informações do portal do Instituto Estadual de Florestas (IEF) em 1973 uma mobilização ambientalista de repercussão nacional impediu a construção da rodovia, que dividiria a área do Parque. Na solenidade, foram entregues placas homenageando os ambientalistas Célio Lessa, Mário Viegas, Hugo Werneck e Célio Moreira, que foram pioneiros na luta de defesa da área do Perd.

A ponte se chama Perdida porque se encontra em ponto de difícil acesso, a 80 quilômetros de distância da portaria do Parque Estadual do Rio Doce (Perd), no distrito de Revés do Belém. O Parque foi à primeira unidade de conservação estadual criada em Minas Gerais, situado na porção sudoeste do Estado, a 248 km de Belo Horizonte, na região do Vale do Aço, inserido nos municípios de Marliéria, Dionísio e Timóteo.

Com informações do http://euamoipatinga.com.br/noticias/noticias.asp?codigo=274

keyboard_arrow_up