Master Class e Concerto Orquestra - Warley Soares-065

CCU RECEBE MASTER CLASS DA ORQUESTRA DE CÂMARA

Evento reuniu professores das Orquestras Filarmônica e Sinfônica de Minas Gerais e músicos do Vale do Aço e encerrou com Concerto realizado no Teatro do Centro Cultural Usiminas

Formação gratuita em música clássica, marcou um encontro especial promovido pela Orquestra de Câmara do Vale do Aço, que é patrocinada pela Usiminas e apoiada pelo Instituto Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Na última quarta (20/4), o Centro Cultural Usiminas recebeu o Master Class de Orquestra, com professores convidados de Belo Horizonte, para ministrar aulas coletivas aos músicos da região, direcionada a alunos e professores de música da rede pública de ensino de Ipatinga.

As aulas de instrumentos de corda de orquestra (violino, viola e violoncelo) aconteceram no Teatro do Centro Cultural Usiminas, no palco e salas de ensaio, e foram ministradas por professores e músicos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Elias Barros (Violino), Lucas Martins de Barros Santos (Violoncelo) e William Branham Martins de Barros (Viola/violino). No conteúdo os professores exploraram temas como exercícios de técnica de mãos no instrumento, postura corporal, trabalho em grupo, afinação e outros pontos específicos para a formação do músico.

A aluna Bianca Fernandes Ramos participou do Master Class com intuito de aprender e corrigir parte de seu aprendizado em violino que não foram bem desenvolvidas. Segundo ela, “ter um outro ponto de vista, com professores diferentes e com outra experiência, ajuda muito na percepção de pequenos detalhes nas execuções de músicas. É uma oportunidade incrível que recebemos para crescermos como profissionais da música”.

Adrian Pablo dos Santos Oliveira Mendes estava na turma de viola e buscava orientações para “destravar” a técnica na forma de tocar. “Só tenho a agradecer por tudo que aprendi aqui hoje. A atenção dos professores e a visão deles sobre o modo de tocar de cada aluno nos ensinou muito. Saio daqui com muito mais segurança para tocar”, comentou o aluno.

Lucas Martins de Barros Santos, integrante da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais integrou o time de professores e falou sobre a importância de trazer para o Ipatinga um Master Class com este nível de aprendizado. “Eu vivo da música e sei o quanto ela é transformadora tanto pessoalmente quanto socialmente. Dar essa oportunidade para alunos da rede pública da cidade eleva o nível dos futuros profissionais daqui. Estou orgulhoso de fazer parte dessa iniciativa e poder compartilhar a minha experiência”, finalizou.

Concerto

E como parte das atividades do Master Class, na noite dessa quarta, o público foi contemplado com um concerto da Orquestra de Câmara do Vale do Aço, regido pelo maestro Vinícius Saturnino Chaves, com a participação de alguns alunos selecionados e os músicos da capital, executando as obras Sinfonia 40 e a serenata noturna Eine Kleine Nachtmusik de Mozart, e ainda, a Sinfonia nº 08 de Schubert, conhecida como Sinfonia Inacabada.
Também participaram como convidados no concerto: Priscila Martins Viana Vieira (Trompa), integrante da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais; Alexandre Martins de barros (Oboé), também da família Barros e integrante da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais; e Pedro Paulo Parreiras Emilio (Fagote), integrante da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

 

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email