Considerada a maior e mais antiga mostra de arquitetura, design de interiores, paisagismo e arte do estado, a CASACOR Minas celebra a inauguração do Espaço 356, um Living Center, lançado pelo Grupo EPO. O tema “De presente, o agora”, permitiu que o elenco pudesse explorar e refletir sobre a ancestralidade e o legado deixado para as próximas gerações. Esta edição conta com a participação de 97 profissionais do setor, que assinam 62 ambientes, apresentando uma das maiores edições de todos os tempos.
A capa deste post mostra o ambiente criado pelo meu amigo Maycon Altera. Belíssimo, o ambiente!
A escolha do local se deu em função ao recente processo de retrofit no empreendimento, um trabalho primoroso dos arquitetos Alexandre Nagazawa e Isabela Vecci, da light designer Sônia Mendes, e do paisagista Felipe Fontes.
O elenco desta edição é bastante heterogêneo e reúne veteranos, profissionais consolidados no mercado e também um time de estreantes, possibilitando um recorte atual, sintonizado com as necessidades contemporâneas.
A experiente Ana Paula Paolinelli participa desta edição com o Living do Colecionador, um projeto que chama a atenção pela ousadia e pela fidelidade ao tema proposto. Trazendo como referência o estilo Mid Century, surgido na década de 40, a ideia foi tirar partido da construção, deixando o concreto aparente, acrescentando camadas de painéis muxarabi em madeira, design assinado e muitas obras de arte.
Carla Cruz e Phil Pinheiro, do Estúdio Sala, surpreendem com a união equilibrada de conceito e sofisticação. No ambiente, todas as peças de mobiliário são autorais, desenvolvidas pelos próprios arquitetos e evocam as origens de cada um deles. Na Sala de Banho e Quarto de Vestir, Gislene Lopes aposta nos tons mais fechados enquanto brinca com o movimento das águas e com necessidade de termos um espaço voltado para autocuidado, capaz de transmitir aconchego e boas escolhas.
A Sala do Piano, de Rodrigo Moura e Daniela Jabour é minimalista, dando protagonismo ao instrumento, ao design autoral e à arte. Já o Studio Urbano, Bruno Câmara e Marcela Machado, é bem resolvido e tem ares de um retiro urbano, oferecendo tudo que um jovem adulto precisa para viver. É a solução ideal para quem mora sozinho, refletindo a realidade das grandes cidades. O Estúdio dos Reflexos, de Túlio Henrique, também é minimalista, comprovando que o ato de habitar pode acontecer de forma simples, sem abrir mão da sofisticação e da atemporalidade.
Eduarda Corrêa, que assina a Galeria Gourmet, espaço criado para atender àqueles que gostam de receber, destaca a contribuição da mostra: “Participo desde a 2ª edição, em 1996, e ao longo desses quase 30 anos de carreira, vi a mostra se reinventar continuamente, suprindo as necessidades de cada época”
A Cozinha Marble, com projeto de José Lourenço, Marina Figueiredo e Camila Vilela, foi criada para ser um espaço de eventos, além de apresentar a linha de produtos da empresa, especializada em venda e locação de materiais, com criações exclusivas para servir, ainda conta com uma programação de experiências gastronômicas. O espaço será integrado ao Complexo 356 após a realização da mostra.
O público em busca de novidades no segmento de mobiliário corporativo, irá encontrar diversas soluções no Espaço Mobília, de Bruno Campos, Marcelo Fontes e Sílvio Todeschi, da BCMF. O projeto exalta a sustentabilidade e conta com painéis termoacústicos elaborados a partir de garrafas pet, garantindo um efeito surpreendente tanto no isolamento acústico e da temperatura. A Suíte do Amor, de Marcelo Alvarenga e Juliana Figueiró, é divertida e cheia de conceito, além de fugir dos estereótipos ao homenagear o passado da construção, que já abrigou um motel. O projeto surpreende pelo ineditismo e pelo uso do design em diálogo com a arte.
Entre as operações comerciais, ganham destaque a Loja Da Vila Cerâmica, de Joana Hardy, criada para apresentar os utilitários e peças confeccionadas artesanalmente em cerâmica e a Hogar Concept, loja assinada por Cris Capanema, oferecendo um mix de mobiliário, obras de arte e itens de decoração. Além disso, alguns espaços ainda continuarão em operação após o término da mostra, que são: Perfumaria Maison Deboá, de Andrea Pinto Coelho, a Barbearia Max Visual, de Andréa Buratto, a Cozinha Marble, da Life Projects e o Extremo Park Indoor, de Paula Azevedo.
Um dos ambientes que têm conquistado públicos de todas as idades é o Bar de Jogos, de Flávia Freitas e Letícia Longuinho. Com mesa de sinuca, de pôquer e de pebolim, o espaço ainda conta com bar e lounge, ideal para receber amigos.
O Living Galeria, de Maikyanne Sudré, é um ambiente criado para em parceria com o Sebrae para apresentar as criações do Polo Moveleiro de Ubá. Em tons terrosos, a proposta foi criar um clima de galeria de arte para evidenciar as peças.
A Copa Recortes, de Fernanda Abras e Luiza Janot, exalta a mineiridade e a história de um jeito muito singular, que merece ser observado. Ícone da cultura mineira, o queijo da Canastra está presente de forma criativa no ambiente. Já a Cozinha Ítalo-Mineira, de Rafaela Bruna, explora as conexões entre as gastronomias mineira e italiana. O Petit Resort, de Adriana Gouveia, é intimista, aconchegante e foi criado para comprovar que uma área de lazer e descanso pode ser compacta e muito funcional. A ideia foi oferecer uma área familiar voltada para o relaxamento em família, com opções dignas de um resort. Outro espaço gastronômico que vem chamando a atenção de quem gosta de receber é o Gourmet Abtah, assinado pela equipe da Morethson Coelho. O espaço valoriza a luz natural e conta com lounge externo, a área gourmet e um estar.
A Suíte de Hotel Memorável, de Mariana Borges e Thaysa Godoy, comprova que luxo e requinte são consequência de uma boa arquitetura aliada a uma decoração que preza pelos detalhes. O foco está na hospitalidade. É daqueles quartos de hotel que o hóspede fará questão de não sair. O Banheiro de Vidro, da equipe da Aberta Arquitetura(Vinícius Fonseca, Caio Camargos, Lucas Borges e Ramon Dupláat) tem inspiração nos banheiros públicos japoneses. Dessa forma, o projeto, em formato de cubos, explora o uso de materiais, como metal e vidro, evidenciando os métodos construtivos, deixando à mostra, os encaixes das estruturas. Ao todo, são quatro cabines unissex que recebem um trabalho com a cor, cubos pensados de forma a serem montados e desmontados para outros usos, permitindo assim uma arquitetura modular, sustentável e reutilizável.
Gastronomia
Um dos pontos altos da CASACOR Minas é a sua estreita conexão com a gastronomia, uma paixão dos mineiros. Cada edição conta com uma série de operações comerciais pensadas para agregar às experiências dos visitantes. Neste ano, a mostra conta com dois cafés, um gastrobar e o restaurante, oferecendo um mix de opções e propostas voltadas para todos os públicos.
Ao chegar, o público já é logo recebido pelo Café Mayor, com projeto assinado pela equipe da Pega Projeto(Gabriela Brasil, Marlon Júnior e Pedro Melo) e paisagismo de Andréia Campolina. A operação do espaço fica por conta do Buffet Célia Soutto Mayor, que oferece um cardápio que vai desde um lanche até um almoço, com opções também para um encontro entre amigos.
Dentro da mostra, o Elisa Café, com projeto de Roziane Faleiro, é o local ideal para uma pausa no percurso. A cafeteria tem clima de cozinha de casa, com com uma grande mesa coletiva e algumas individuais, e o visitante pode acompanhar todos os processos de preparo dos cafés, criados a partir da assinatura de uma das maiores especialistas no assunto.
O Chef e o Cabra, restaurante desta edição, tem menu projeto arquitetônico assinado por José Lourenço e Marina Figueiredo e menu elaborado pelo renomado e premiado chef Onildo Rocha, que ganha cada vez mais destaque no cenário gastronômico nacional e internacional. O paraibano está a frente do Espaço Priceless, complexo que abriga os restaurantes Notiê e Abaru no topo do Shopping Light, em São Paulo. O Notiê figura inclusive na lista de recomendações do Guia Michelin, uma das indicações mais respeitadas do segmento. O cardápio conta com criações exclusivas para a CASACOR Minas e valoriza uma miscigenação de ingredientes brasileiros, como a mandioca, a carne de sol, de porco e de cabrito, além dos queijos canastra e das cabras de Taperoá.
Outro destaque é o Bar de Vidro, com projeto de Paulo Augusto Campos e Sarah Floresta, da Balsa Arquitetura. A operação do bar é do Cabernet Butiquim, espaço que popularizou o consumo de vinho de um jeito descomplicado, aliado a uma gastronomia autoral. “Nosso desafio principal foi fazer um novo Cabernet em um local diferente, mas mantendo o clima descontraído da casa, que é a nossa marca. E ficamos muito felizes com o resultado!” destaca Pablo Teixeira, sócio do restaurante.
O Espaço Origem Minas, de Cynthia Silva, é um projeto desenvolvido em parceria com o Sebrae/MG e destaca uma série de produtos criados por pequenos produtores das áreas de gastronomia e artesanato.
No Eleve-se, bar assinado por Júnior Piacesi e operação realizada pelo Jângalito, a ideia foi destacar a carta de coquetéis desenvolvida pela mixologista Cibele Guimarães, fundadora da Drinks por Jezebel, que homenageiam importantes nomes da arquitetura e do design. Complementa a cena, o projeto paisagístico de Kat Rodrigues, com uma composição de 12 árvores de Oliveira, em tamanhos distintos.
A 29ª CASACOR Minas Gerais vai até dia 15/09, no Espaço 356(Rua Adriano Chaves e Matos, 100 – Olhos D’água. Ingressos disponíveis no site(www.casacor.abril.com.br) ou na bilheteria do evento.
Releases e fotos dos ambientes:
https://drive.google.com/drive/folders/1-6zZOm4DfsSondWjKe-X_aqZ_p2HPrzA
Sobre a CASACOR Minas
Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas e em 2024 chega à sua 29ª edição em Minas Gerais, com 17 praças nacionais (São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Ribeirão Preto e Tocantins), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).
SITE: www.casacor.abril.com.br
FACEBOOK: www.facebook.com/casacorminas
INSTAGRAM: @casacorminas
Sobre a Multicult
A Multicult é uma empresa sob a direção de Eduardo Faleiro e Juliana Grillo, especializada em ações e serviços nas áreas de Planejamento, Curadoria, Produção e Articulação para eventos, projetos e iniciativas nas áreas de Arquitetura, Cultura, Design, Gastronomia e Contemporaneidade. Entre os principais projetos desenvolvidos pela Multicult estão a CASACOR Minas, a Mostra 100% Minas e o Restauro da antiga sede da Rede Ferroviária Federal. Além disso, a Multicult também desenvolve uma série de ações e eventos especiais ao longo do ano como palestras, exposições, mostras e publicações voltadas para a área de economia criativa.
29ª CASACOR Minas Gerais
Horário de funcionamento
Terça a Sexta feira – das 14h às 21h (21h encerra a bilheteria, visitação até às 22h)
Sábados – das 12h às 21h (21h encerra a bilheteria, visitação até às 22h)
Domingo – das 12h às 19h (19h encerra a bilheteria, visitação até às 20h)
Valores de ingressos
Terça a Sexta-feira
Inteira R$80 / Meia entrada R$40 – mediante comprovação
Sábados, domingos e feriados
Inteira R$90 / Meia entrada R$45 – mediante a comprovação
CASACOR Minas Gerais
Onde: Espaço 356 – Rua Adriano Chaves e Matos, 100 – Olhos D’água – Belo Horizonte – MG
Quando: de 26 de julho a 15 de setembro
Ingressos pelo site: www.casacor.com.br
Informações: https://casacor.abril.com.br/mostras/minas-gerais/