Bombeiro nas Escolas

BOMBEIROS NAS ESCOLAS É LANÇADO EM TIMÓTEO

Bombeiros nas Escolas é o nome do projeto inédito em andamento nas escolas de Timóteo. A iniciativa vem sendo desenvolvida presencialmente, formato viabilizado com o retorno das aulas híbridas, cumprindo todos os protocolos de segurança para a não propagação do coronavírus.

O projeto objetiva promover uma educação preventiva para os alunos do sexto ano do Ensino Fundamental e também para os professores, a partir da ministração de conteúdos sobre resguardo e redução de sinistros. Além dos temas, a metodologia é outra aliada do projeto no sentido de despertar uma mentalidade prevencionista.

“Pra gente é uma alegria, a concretização de um sonho, realizar o Bombeiro nas Escolas, com a inclusão desse profissional na vida escolar dos profissionais da educação e principalmente dos alunos. Nesse primeiro contato, tivemos a satisfação de obter um retorno muito bacana da equipe escolar e dos estudantes”, sublinha o Tenente Mafra.

O projeto, com o status de piloto, está sendo desenvolvido na escola Municipal de Timóteo e ainda esse ano beneficiará mais duas escolas. “Esse é o primeiro passo, pois nosso sonho é atender todas as escolas do município no ano de 2022. Queremos que os professores e alunos apliquem esse conhecimento no ambiente escolar e, mais que isso, levem esse conhecimento para a comunidade”, pontua Mafra.

“Para nós é uma satisfação poder firmar parceria com o Bombeiro Militar em mais uma ação de prevenção e neste momento atuar nas escolas é muito importante. Além disso, esse projeto vem de encontro com as premissas em relação a Saúde e Segurança da Aperam. Sabemos que os cuidados de prevenção à Covid-19 precisam ser mantidos, que precisamos estar sempre em alerta, mas dentro das possibilidades deste momento, estamos felizes com a possibilidade de retomar nossos projetos da nova rotina escolar”, destaca o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.

A professora de português, Kely Cristina Taveira Martins, atua na educação há quase 20 anos. Para ela, a prevenção é o melhor caminho para se evitar casualidades. “A escola é considerada um dos locais com maior número de acidentes envolvendo crianças e adolescentes. Com a cultura de prevenção, é possível evitá-los. Esta ideia também se aplica ao combate de incêndios, tipo de ocorrência muito comum nesta época do ano, infelizmente. Diante disso tudo, tenho a certeza de que a realização desse projeto será uma oportunidade de grande aprendizado para todos nós da Escola Municipal de Timóteo”, destaca.

Aluna da Escola Municipal de Timóteo, Maria Cecília, de 12 anos, integra a primeira turma do Bombeiro nas Escolas. Para ela, “voltar às aulas presenciais foi muito bom, pois estava ficando triste e desmotivada longe da escola. O projeto é bastante interessante, tenho aprendido muitas coisas, informações importantes que serão úteis para o resto da minha vida”, finaliza.

O Bombeiro nas Escolas é realizado pela Fundação Aperam Acesita, juntamente com a Prefeitura Municipal de Timóteo e Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano e o 11º BBM/1ª Cia Op/7º Pelotão de Bombeiros.

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3