As vitrines do comércio regional estão cheias de ofertas alusivas à Black Friday. A “sexta-feira negra” acontece, de fato, apenas no próximo dia 26. Porém, muitos empresários anteciparam as promoções por meio da Black Week e da Black November, oferecendo, respectivamente, preços mais baixos na semana anterior à data ou durante todo o mês.
“Alguns lojistas se programaram com antecedência, identificaram o limite de descontos para atrair os consumidores sem comprometer o fluxo de caixa e já conseguiram boas ofertas. É uma questão de estratégia e peculiriadade de cada empresa optar por uma campanha mais pontual e agressiva somenta na sexta-feira, 26, ou adiantar as promoções e atrair clientes por um período maior. Vai depender muito da análise de estoque”, explica José Maria Facundes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço.
De acordo com o dirigente sindical, o fato de a pandemia parecer estar perto do fim aumenta a confiança dos consumidores, que passarão a fazer suas compras também com cartão de crédito e não somente à vista como estava ocorrendo em um período onde havia mais incertezas relacionadas à Covid-19. “Por esses e outros motivos, a nossa expectativa é que as vendas nos próximos dias sejam melhores quando comparadas ao mesmo período do ano passado”, afirma, otimisma, o presidente do Sindcomércio.
Todo o comércio
Também de acordo com informações da entidade patronal, ao contrário de outras datas comemorativas, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, a Black Friday não movimenta apenas um nicho de mercado, mas praticamente todos os segmentos lojistas. “Há alguns anos as empresas entenderam o real significado da ‘sexta-feira negra’ e oferecem descontos verdadeiros. Mas a gente lembra: não adianta baixar os preços se isso significar redução drástica na margem de lucro”, orienta Facundes, que ainda sugere: “A razão para um cliente escolher a sua loja e não a do concorrente ao lado pode estar no capricho dispensado à vitrine. Então nunca se esqueça de ter um cuidado especial com este tipo de decoração.”
Origem
É conhecida como Black Friday, a terceira sexta-feira do mês de novembro, quando é inaugurada a temporada de compras para o Natal com significativas promoções nos mais variados segmentos do comércio. A ideia, que surgiu nos Estados Unidos, foi realizada pela primeira vez no Brasil em 2011, totalmente on-line. Com os bons resultados, as lojas físicas aderiram à iniciativa.