BH, MERCADO NOVO, FORNO DA SAUDADE, OLGA E TASTE VIN

Olga e Taste Vin são restaurantes caprichadíssimos de Belo Horizonte, onde você vai encontrar a melhor carta de vinhos e experimentações gastronômicas de dar água na boca. Fui lá e fotografei sensações.

O Forno da Saudade é um bar esquinado no alto de uma colina do bairro Carlos Prates, onde se come as melhores pizzas com uma vista ma ra vi lho sa da cidade, lá embaixo. Fui lá e amei!

Já o Mercado Novo foi outra visita recomendada e repleta de surpresas. Vou contar a história:

O Mercado Novo é um espaço autêntico. Ninguém imaginaria que o prédio projetado em 1960 para ser o novo mercado municipal de Belo Horizonte se transformaria num espaço multicultural, que une gastronomia, cultura, musicalidade, moda e urbanismo, para receber milhares de frequentadores das mais variadas “tribos”. De pessoas que só querem curtir um som e encontrar os amigos até aqueles que buscam a experiência da noite da cidade.

É Um espaço que celebra a vida urbana da cidade sem perder de vista o tradicional. Com bares e restaurantes que oferecem roupagem moderna a comidas e petiscos típicos, o Mercado Novo vem ganhando lugar na cena alternativa da cidade.

O que encontrar no Mercado Novo
A boa pluralidade de lojas oferece diferentes cardápios que atendem a todos os paladares e bolsos com muita água na boca!

Espere encontrar atendimento em balcões, algumas mesas exclusivas e praças de alimentação singelas, com lojas oferecendo pratos típicos mineiros, contemporâneos, petiscos, cervejarias e drinkerias, sem contar o tradicional pão de queijo de Minas Gerais.

Então, a logística do passeio é descontraída e não se difere muito da que se vê em outros mercadões, mesmo porque a ideia é que os frequentadores circulem livremente pelo armazém despojado, aproveitando a ampla variedade gastronômica.

Veja alguns dos comércios e serviços que você pode encontrar no velho Mercado Novo:

Distribuidora Goitacazes: Bar que engarrafa e comercializa in loco as cervejas artesanais produzidas pela Cervejaria Viela, precursora do comércio local;
Cozinha Tupis: Outro negócio da Cervejaria Viela, desta vez voltado para a culinária mineira com requintes criativos;
Gira Vinho: Serve vinhos “diferentões” para quem gosta de apreciar um gole descontraído, entre opções brasileiras e internacionais de vinícolas novas e modernas;
Lamparina Cachaçaria: Boteco raiz que serve o famoso Rabo de Galo e funciona como um antigo empório de cachaçarias de pequenos produtores mineiros;
Café Jetiboca: Onde o tradicional “cafezin” produzido em Minas é servido com uma bela dose do clima rural;
Barbearia Olegário: Barbearia onde a conversa é fiada e a navalha afiada para deixar o visual impecável e os papos em dia;
Margô Drinkeria: Drinkeria on demand no 3º andar nada básica, com drinks artesanais e nomes originais;
Galeria de Arte COBO: Galeria de arte sob a curadoria de Marcus Paschoalin e Rogério Flausino, do grupo Jota Quest;
Herbário YVY: Drinks sazonais inspirados na cultura e nos ingredientes do Brasil, preparados a partir do Gin de Nova Lima;
Carimbó Açaí: Inovando com um mix de sabores das regiões de Minas e do Norte do país;
Tapera Charcutaria: Charcutaria mineira e artesanal para pedir tapas, petiscos e tábuas deliciosas;
Copa Cozinha: Um dos pontos badalados para degustar um brunch com café;
Borandá Pastéis: Sabores sazonais e diferenciados com ingredientes mineiros;
Alento Sorvetes Artesanais: Sorveteria especializada em sorvetes artesanais frutados e cremosos;
A Pão de Queijaria: Pães de queijo recheados que deixam todo lanche com gostinho de querer mais;
Cozinha da Vó Anna: Uma combinação de afeto da culinária italiana e mineira;
Ortiz Pão Molhado: Aquela opção para esticar um tempo degustando lanches suculentos;
Rotisseria Central: Rotisseria do chef Djalma Victor, famoso pela parrilla do OssO – Mind the Bones;
Bejí Sushi Veg: Japonês 100% vegetal e uma das opções de pratos veggies do Mercado Novo;
Laticínios Araújo: Comércio familiar que vende o tradicional queijo Canastra mineiro e outros tantos produtos diretamente da roça.
Funcionamento do Mercado Novo de BH
O Velho Mercado Novo é um espaço badalado que mantém os ares de um mercadão tradicional. Por esse motivo, não costuma ter um horário de funcionamento padronizado para todas lojas. Isso varia de acordo com cada lojista.

O primeiro andar do Mercado Novo é mais voltado a lojas comerciais, com serviços como consertos de eletrodomésticos, gráficas, confecções, lojas de uniformes, além de uma parte de feira que funciona em especial nas lojas voltadas para a rua.

Entre quarta e domingo, a atual e mais vertente do Mercado Novo ganha força com o funcionamento dos bares e restaurantes que ficam no segundo e terceiro andares. Em especial nas noites de quinta a sábado e nas tardes de domingo.

Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 499 – Centro (Entrada para pedestres e carros). Os pedestres também podem entrar pela Avenida Olegário Maciel 742.
Horários: De segunda a quarta-feira, das 7h às 22h. Quinta, sexta e sábado, das 7h à meia-noite. Domingos, das 9h às 18h.
Telefone: (31) 99753-4842

Como chegar
O estacionamento é pago e deve ser acessado pela Rua Rio Grande do Sul, número 499. Já a entrada da Avenida Olegário Maciel, número 742, é dedicada a quem chega a pé.

keyboard_arrow_up