A bailarina de Ipatinga, Maria Luisa Hott, 16 anos, participa em Córdoba, na Argentina, do Grande Prêmio da América Latina (GPAL), competição internacional que reúne jovens de onze países latino-americanos, de 26 de setembro a 2 de outubro. Maria Luisa integra desde 2019 o projeto Centro de Referência em Dança, realizado pela Associação Cultural Zélia Olguin, com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e vem se destacando em diversos concursos pela sua dedicação.
Durante a temporada na Argentina, a jovem vai apresentar duas coreografias, a variação de “Laurencia” no clássico de repertório e uma dança contemporânea, e ainda terá a oportunidade de fazer aulas de balé com profissionais internacionais.
Para a jovem Maria Luisa, a participação no evento internacional é considerada uma oportunidade única para sua carreira artística, despontada no projeto. “Para mim, o projeto é muito mais do que aulas ou oportunidades. Ele é um espaço de transformação, onde sonhos se realizam. Estou feliz e realizada. Nada disso seria possível sem o apoio e a dedicação dos meus professores, que acreditaram em mim, me orientaram e me incentivaram. Agradeço também à Usiminas, por tornar esse momento possível”.
A diretora do projeto e professora, Salette Olguin, comemora mais uma oportunidade importante viabilizada por meio do projeto. “Estamos muito realizados em poder representar a nossa cidade, nossa escola e nosso projeto em um concurso internacional tão importante. Temos certeza de que Maria Luisa deixará marcas inesquecíveis na Argentina”, destaca Salette Olguin, diretora do projeto e professora de ballet.
O professor e ensaiador de Maria Luisa comemora a oportunidade. “A participação da aluna Maria Luisa numa competição do nível do GPAL nos mostra que o talento aliado ao esforço sempre serão a chave para grandes conquistas”, acrescenta Guilherme Junio.