Donita Meire Dias, contemplada pela Bolsa Atleta e pela Lei de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Ipatinga, brilhou no Chile, conquistou três medalhas de ouro e bateu recorde pessoal em uma das provas
A atleta Donita Meire Dias, de 54 anos, contemplada pela Bolsa Atleta e pela Lei de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Ipatinga, marcou presença no XXII Campeonato Sul-Americano de Atletismo Master, realizado entre os dias 24 e 30 de novembro, em Santiago, no Chile, e conquistou nada menos que cinco medalhas e um recorde brasileiro.

Donita subiu ao lugar mais alto do pódio em três provas individuais: salto triplo, 80m sobre barreiras e 300m sobre barreiras, nesta última com recorde pessoal (Personal Best – PB). Além disso, integrou as equipes de revezamento 4x100m e 4x400m, conquistando bronze e prata, respectivamente. No revezamento 4x400m, a equipe brasileira ainda bateu o recorde nacional da modalidade.
A atleta celebrou os resultados e agradeceu. “Foi um ano atípico, pois perdi meu pai em março, e dedico a ele minhas três medalhas de ouro. Fechei o calendário de competições com chave de ouro, fazendo o melhor tempo nos 300m sobre barreiras, três ouros nas provas individuais, prata e bronze nos revezamentos. Gostaria de agradecer muito a Deus, a todos os apoiadores, à Prefeitura de Ipatinga, através da Lei de Incentivo e Bolsa Atleta, e à imprensa que tem divulgado nosso trabalho.”
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlão Oliveira, destacou a importância do incentivo. “A gestão de Ipatinga acredita no talento e no potencial dos nossos atletas. Apoiar esportistas como a Donita é fortalecer a prática esportiva na cidade e inspirar novas gerações.”
O campeonato, organizado pela Asociación Sudamericana de Atletas Máster (Asudama) e pela Federação de Atletismo Master do Chile (Femachi), é considerado o principal do atletismo master na América do Sul e celebra valores como longevidade esportiva, superação e espírito competitivo.





