Projeto Contos Locais chega à reta final na cidade dos ipês com distribuição dos livros produzidos por alunos da rede pública do município
Os livros do projeto literário Contos Locais estão sendo distribuídos na comunidade de Lavras. Esse projeto, que está em seu quarto ano e já beneficiou dez cidades, foi prestigiado com a apresentação da obra concluída durante reunião com profissionais da educação do município, alunos participantes do projeto e outros representantes da comunidade em geral.
O Contos Locais visa estimular a leitura, a escrita, a contação de histórias, a pesquisa e a preservação da memória e valorização da cultura do interior de Minas Gerais. Em Lavras, ele foi realizado em parceria com a secretaria de educação local. O projeto consistiu na ministração de oficinas de contação de histórias ministradas pela atriz Bia Bedran para educadores que repassaram os conteúdos para estudantes da rede pública. Os estudantes fizeram o mapeamento de contos da cidade por meio de pesquisas orientadas pelos professores. A partir dessa atividade, o grupo foi a campo coletar as histórias. Em seguida, os estudantes escreveram os contos que foram revisados pelos professores e editado pelo escritor Cristiano Augusto Lopes.
Tânia Mara (verde/cabelo Chanel), da secretaria de educação municipal, conta que os livros já chegaram a escolas municipais, aos Centros Especializados de Educação (CCEIS), prefeitura e biblioteca pública. Alguns exemplares estão disponíveis também na Casa da Cultura, que sediou o lançamento da obra.
Clarice Pacheco Gomes (óculos), secretária de cultura, destaca que o livro “Assim se Conta em Lavras”, passa a integrar um dos nossos maiores patrimônios, a nossa memória”.
A aluna do 8.º ano, Maída Ribeiro, disse que foi incrível participar de um projeto como dos Contos Locais. “A partir dessas histórias, poderemos desenvolver outras. O livro é uma fonte de inspiração para todos os lavrenses”.
A distribuição gratuita dos exemplares na comunidade encerra a primeira etapa do projeto, buscando difundir os contos como forma de valorização e preservação da história local. A iniciativa é viabilizada pela MC Produção Ltda., com apoio do Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio do Mart Minas e Expresso Nepomuceno.
Legenda
As professoras Telsuíta Laudonira Pereira e Christiane Mary Gomes, que ministraram oficinas de contação de histórias para os alunos, interpretam Aninha das Bonecas, um dos capítulos dos Contos Locais e atração do lançamento do livro.
Identificação das fotos/vídeos de Dani Dornelas:
Tânia Mara (verde/cabelo Chanel), da secretaria de educação municipal
Clarice Pacheco Gomes (óculos), secretária de cultura
A aluna do 8.º ano, Maída Ribeiro
Fotos/vídeos: Dani Dornelas
Link para vídeos: https://www.transfernow.net/dl/20240724h8MXx1yg