Na próxima segunda-feira (19), o Ponto de Cultura Artesania retoma as aulas de três cursos de formação continuada em artes manuais: Papietagem e Escultura em Papel, Estamparia Artesan
al e Bordado Tradicional. As atividades são gratuitas e estão com inscrições abertas para o preenchimento de vagas remanescentes. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (31) 99838-4814. Outras informações estão disponíveis no Instagram @artesania.decultura.
Os cursos são ministrados no Centro Comunitário do Bom Jardim, localizado na Avenida Orquídea, nº 450, bairro Bom Jardim, em Ipatinga. As atividades integram o projeto “Histórias que Florescem no Bom Jardim”, viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel) da Prefeitura de Ipatinga.
Andamento dos cursos
Iniciados em outubro de 2025, os cursos têm como objetivo qualificar e valorizar o fazer manual, estimulando a criatividade e o resgate de memórias culturais. “Agora entramos na fase de produção dos trabalhos desenvolvidos em cada oficina, que irão compor uma exposição coletiva aberta ao público, com mostras no Centro Comunitário do Bom Jardim e no Shopping Vale do Aço”, explica o idealizador da iniciativa cultural, Hérique Assis.
As aulas de Papietagem e Escultura em Papel acontecem às segundas-feiras, das 9h às 11h, com a artista Charlon Garcia. O curso de Estamparia Artesanal é realizado às terças-feiras, das 14h às 16h, com a estilista e produtora de moda Bárbara Vanuza. Já o curso de Bordado Tradicional ocorre às quintas-feiras, das 14h às 16h, com a artista Heloísa Reinoso.

Equipe
O projeto “Histórias que Florescem no Bom Jardim” é uma iniciativa do Ponto de Cultura Artesania, com produção artística de Hérique Assis e coordenação de Bárbara Vanuza. A equipe de professores é formada por Charlon Garcia, Bárbara Vanuza e Heloísa Reinoso.
O projeto conta ainda com interpretação em Libras de Jenifer Scafutto, produção executiva e prestação de contas da Fino Trato, design gráfico de Café com Designer e Isaías Campos, gestão de redes sociais de Mari Antonaci, fotografia de Geniane Vieira e assessoria de comunicação de Rômulo Amaral. São apoiadores o Programa Cultura Viva e o Fundo Municipal de Cultura de Ipatinga, da Prefeitura de Ipatinga.





