5d789c1e-048d-4fc3-b369-d8a1b0f92791

ARTE DE RUA É LANÇADA NO CENTRO CULTURAL USIMINAS E NO VIADUTO DO MERGULHÃO

Práticas artísticas contemporâneas ligadas à cultura hip-hop que produzem novas formas de ver e habitar a cidade. É assim que sete artistas visuais do Vale do Aço e de Belo Horizonte estão  transformando o espaço do Centro Cultural Usiminas e o Viaduto do Mergulhão, na entrada do Bom Retiro, em Ipatinga. É a exposição “Arte de Rua”, realização do Instituto Usiminas, com o patrocínio da Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Desde a última terça-feira (15/02), os artistas deram início à produção dos trabalhos enquanto os visitantes acompanham o processo desde o início das obras. Quem começa a ocupar o Centro Cultural Usiminas é o artista de Ipatinga, Rodrigo Frami (foto de capa deste post). A sua obra apresenta uma série de desenhos que retratam o sonho de uma criança que ama os animais e se torna um veterinário. “O amor e vida, a troca entre homem e o animal são relações de um mundo fantástico. Me sinto realizado de expor minha arte em um local onde já passaram tantos artistas consagrados. Agradeço a Usiminas, ao Instituto Usiminas e a todos os envolvidos nesse projeto por me proporcionarem essa oportunidade”, comenta Frami.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, conta que a mostra Arte de Rua nasce com o desejo de provocar novos olhares a partir do encontro da arte com a paisagem urbana. “A arte transforma os lugares que ocupa. Com diversas técnicas, os artistas vão trazer temas sobre a vida na cidade, a coletividade, a diversidade, com várias possibilidades de interpretação. Essa é mais uma iniciativa que começa nos espaços do Instituto Usiminas e se estende pela cidade de Ipatinga, para engajar a comunidade com a arte”, revela Penélope.

Acompanhe a programação da exposição Arte de Rua                                                                                 

Para saber como acompanhar o processo de cada uma das obras, confira abaixo o calendário com as datas de início dos trabalhos, os espaços a serem ocupados e respectivos artistas da exposição Arte de Rua.

  • 15/02 – Abertura no Ateliê Educativo do Centro Cultural Usiminas. Artista: Rodrigo Frami
  • 22/02 – Primeiro Banner – Centro Cultural Usiminas. Artista: Brigadeiro
  • 08/03 – Segundo Banner – Centro Cultural Usiminas. Artista: Gunther
  • 15/03 – Viaduto do Mergulhão, entrada do Bom Retiro. Artistas: Sil Assunção e Leonardo Advincola – Cisco
  • 01/04 – Terceiro Banner – Centro Cultural Usiminas. Artista: Alexandre Rato
  • 15/04 – Paredão do Jardim Interno do Centro Cultural Usiminas – Artista: Kawany Tamoyos – Kakaw
  • 30/04 – Fechamento da exposição

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
Cenibra 3
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3
Cenibra 105 mil
Agasalho 2022