1

ÁREA DE SAÚDE DO VALE DO AÇO GANHA EQUIPAMENTOS

A aquisição de um pet scan para o hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, de um tomógrafo e da implementação da hemodiálise para o hospital Vital Brazil, de Timóteo, são resultado do trabalho em parceria entre o presidente do Congresso Nacional, o senador Rodrigo Pacheco, e o diretor da Presidência do Senado, Alexandre Silveira. Essas e outras ações vão impactar na vida das pessoas que vivem no Vale do Aço e precisam viajar, na maioria das vezes, até Belo Horizonte para fazerem exames e tratamentos do câncer, por exemplo.

Segundo Salvador Prado Júnior, presidente da Fundação São Francisco Xavier, responsável pela gestão dos hospitais em Timóteo e Ipatinga, o fato de ser recebido pelo presidente do senado, Rodrigo Pacheco e pelo diretor da Presidência do Senado, Alexandre Silveira, conferiu celeridade no atendimento das demandas. Eles se reuniram na tarde de terça-feira (24/08), em Brasília, e no mesmo dia da reunião, uma série de benefícios foram anunciados.

“Não tenho dúvidas de que as portas abertas da Presidência do Senado nos deram a oportunidade de conseguir, no curto prazo, recursos e apoio para projetos importantes que estavam, há anos, aguardando para serem implementados. O pet scan para Ipatinga é um exemplo. Por ser um equipamento caro, estava há mais de cinco anos aguardando para ser comprado. Esse apoio foi decisivo. Agora vamos concretizar essa demanda que vai impactar a vida de toda a região Leste de Minas”, explicou o presidente da fundação que é responsável pela gestão de seis hospitais em Minas e São Paulo.

“A vida acontece na cidade. A situação da saúde, da segurança, da educação e da infraestrutura interfere diretamente no dia a dia do cidadão, na sua qualidade de vida”, afirma Alexandre Silveira. O diretor, que já foi deputado federal foi escolhido por Pacheco para essa função devido à sua grande experiência em gestão pública.

O presidente da fundação fez questão de agradecer o empenho do senador Rodrigo Pacheco em parceria com Alexandre Silveira. “Essas são demandas regionais que vão impactar na vida das pessoas de todo o Vale do Aço e Leste mineiro. É muito positivo termos mineiros no Senado como o presidente Rodrigo Pacheco e o diretor Alexandre Silveira”, destacou Salvador Prado Júnior.

Melhorias na saúde de todo o Leste de Minas

A previsão é que se consiga comprar o pet scan ainda no final deste ano, de tal forma que ele esteja disponível para o uso no hospital Márcio Cunha, de Ipatinga, no primeiro trimestre de 2022. Esse é o planejamento do presidente Salvador Prado Júnior que informou que o equipamento vai permitir um diagnóstico mais preciso e um tratamento mais assertivo para mais de 1,5 milhão de pessoas na oncologia em toda a região.

Outro tema discutido na audiência em Brasília foi a implementação da hemodiálise em Timóteo. “A descentralização desse tratamento é de grande importância, pois vai atender uma população em torno de 100 mil pessoas que se deslocam mais de 60 quilômetros a cada dois dias para Ipatinga para o procedimento. Teremos uma saúde mais humanizada, com tratamento de mais qualidade”, destacou Salvador, pontuando que, no mês de outubro, a hemodiálise estará em funcionamento.

A aquisição do tomógrafo para o hospital Vital Brazil, em Timóteo, vai garantir para os pacientes um diagnóstico de alta precisão, o que possibilita uma intervenção mais rápida em vários casos.

Implantação do Hospital dos Olhos

Além disso, Salvador e Alexandre Silveira conversaram sobre a tão necessária criação do Hospital dos Olhos em Ipatinga, que vai atender cerca de 800 mil pessoas do Vale Aço que precisam se deslocar até Belo Horizonte para fazer cirurgias e tratamentos. “O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, vai ceder o terreno, a fundação será responsável pela gestão da clínica e os recursos viabilizados pelo senador Rodrigo Pacheco e pelo diretor Alexandre Silveira serão utilizados para a construção da sede da clínica e a compra dos equipamentos”, esclareceu Salvador.

“É através dos gestores municipais que vêm até nós que podemos chegar a todos os mineiros e mineiras e trabalhar cada vez mais por nossa gente” destacou Alexandre Silveira. “Junto com o senador Rodrigo Pacheco, estamos reforçando o atendimento de qualidade na área de saúde em hospitais que são referência em Ipatinga e em Timóteo, o que irá beneficiar toda a região do Vale do Aço”, concluiu.

 

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
Cenibra 3
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3