A Fundação Aperam Acesita e a Aperam lançaram, neste domingo (5) uma programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e que se estenderá até o fim deste mês com o propósito de fomentar a educação ambiental em Timóteo.
A agenda comemorativa foi aberta às 7h30, com uma caminhada ecológica até o mirante do Centro de Educação Ambiental da Aperam – Oikós. A ação busca estimular a prática de atividades físicas, além de proporcionar momentos de lazer e de contemplação da natureza. O mirante do Oikós está instalado a 741m de altitude em relação ao nível do mar, oferecendo uma visão privilegiada da cidade de Timóteo, do Oikós, e vista parcial do Parque Estadual do Rio Doce. As vagas para a participação nessa atividade já estão esgotadas.
Na terça-feira (7), a galeria da Fundação Aperam Acesita recebe a exposição “Uma Só Terra”, mostra coletiva dos alunos de Timóteo que é uma autorreflexão sobre o lugar onde vivem e as práticas sustentáveis adotadas em favor do meio ambiente. A mostra busca estimular a comunidade escolar a adotar um estilo de vida saudável em harmonia com a natureza.
A mostra “Uma Só Terra” é realizada por meio da parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Timóteo, Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano e Cenibra. A exposição fica em cartaz até 31 de julho.
Uma série de intervenções teatrais também serão realizadas entre os dias 20 a 24 de junho nas escolas de Timóteo. “Por meio de ações lúdicas, conseguimos sensibilizar e estimular os alunos a se tornarem multiplicadores de boas práticas ambientais, mostrando nessa ação a importância da preservação e controle a incêndios florestais” a Coordenadora de Projetos da Fundação Aperam Acesita, Juliana Jácome.
A Fundação Aperam Acesita também apoia as ações desenvolvidas pelos parceiros, por meio da participação no Plano Integrado de Educação Ambiental de Timóteo.
Dia Mundial do Meio Ambiente
Em 2022, completam-se os 50 anos da Conferência de Estocolmo, que designou o dia 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente. Com o mote Uma Só Terra, a data é um convite à reflexão sobre a necessidade de se viver de modo sustentável, em harmonia com a natureza. A ocasião motiva ainda reflexões sobre a importância de se promover transformações a partir de políticas públicas e de escolhas que têm a ver com o estilo de vida focado na redução de poluentes na atmosfera, no respeito a todos elementos que compõem o meio ambiente.