AOS 78 ANOS, SENAC ESTÁ CADA VEZ MAIS CONECTADO COM O MERCADO DE TRABALHO

Há quase oito décadas o compromisso social do Senac em Minas tem sido promover educação profissional de qualidade. Completando 78 anos no último dia 10 de janeiro, a instituição trabalha para ofertar para pessoas e empresas oportunidades para cumprirem seus potenciais nas áreas do comércio de bens, serviços e turismo, com um itinerário formativo composto por opções em cursos livres, técnicos, graduação até o MBA.

“Estamos mais do que nunca conectados ao mercado de trabalho. Temos o compromisso com os empresários de formar profissionais completos para atender as demandas de mercado, ligados às tendências e que façam a diferença em um ambiente de trabalho que tem ficado cada vez mais exigente. Somos reconhecidos por essa atuação fruto de um diálogo franco com os negócios de cada região, respeitando sempre as características locais”, ressalta o diretor regional interino do Senac, Joaquim Antônio Gonçalves.

Ele reforça que a instituição longeva transborda tradição, mas ao mesmo tempo segue se renovando e inovando e lembra do período da pandemia “atuamos com agilidade para continuar ofertando atividades remotas. Hoje, com os trabalhos totalmente de volta ao presencial, temos o orgulho de receber ainda mais alunos do que em 2019”.

Até outubro em 2023, foram mais 124 mil atendimentos realizados, sendo quase 98 mil em cursos de educação profissional. Deste total, mais da metade foram oferecidos sem custos para os estudantes, por meio de iniciativas como o Programa Senac de Gratuidade e o programa Senac+, produto lançado em 2023 para oferta de micro certificações. Um trabalho realizado por 41 unidades educacionais fixas, presentes em todas as regiões do estado, e que atendem também as cidades vizinhas. E, também, pelo Senac Móvel, a Carreta-Escola, unidades móveis que reproduzem sobre rodas salas de aula, laboratórios e equipamentos.

Novidades para 2024

Neste ano, o Senac em Minas contará com uma gama de 354 cursos, sendo 59 deles novas adições ao portfólio. São qualificações em Coquetelaria, Gastronomia, Cibersegurança, Hostess, Idiomas, Turismo Religioso, Tricologia e Terapia Capilar entre outras atividades, que se somam a oferta já consolidada da instituição.

Além disso, um dos objetivos da gestão será potencializar a vocação mineira para o turismo e para o comércio, incrementando a oferta de cursos de gastronomia, hospitalidade, TI e inovação. O Hotel-Escola Senac Grogotó, localizado em Barbacena, primeiro hotel-escola da América Latina e que teve administração retomada pelo Senac no último ano, também será espaço para formação na área.

keyboard_arrow_up