Alziro Barbosa encerra com sucesso oficina de Direção de Fotografia em Ipatinga

O produtor Simonal Wilde trouxe para Ipatinga o premiado diretor de fotografia Alziro Barbosa, que ministrou oficina sobre Direção de Fotografia

Na abertura, Éderson Caldas, que assina a direção de produção, contou que chegou ao nome do Alziro através do amigo Cineasta Joel Pizzini. “Desde o início de nossas conversas o Alziro foi gentil e acessível, mesmo tendo uma agenda concorrida. Acho que essa oficina será de grande importância para os participantes, principalmente nesse momento em que Ipatinga e a região estão produzindo vídeos e roteiros estão para ser gravados. A direção de fotografia é necessária e fundamental para uma produção audiovisual de qualidade. O próprio Alziro destacou, em sua fala, os critérios de gestão, de técnica e de profissionalismo como ingredientes para o cinema. As referências usadas pelo diretor sobre pintores renascentistas determinam a potência da imagem para a produção cinematográfica.”

 

Para Alziro, “A produção cinematográfica no Brasil cresce a cada dia e a Lei Paulo Gustavo veio para ajudar na diversificação das regiões. Hoje, as cidades maiores de todo o país dispõem de orçamentos para aplicar na Lei Paulo Gustavo, e isso vai fomentar a produção de novos conteúdos cinematográficos numa diversidade gigante de lugares no país. Nós, que pertencemos a mercados maiores e com mais experiências, temos o compromisso de trazer para esses públicos a informação para que eles sejam melhores que a gente no futuro”, completou.

 

O documentarista Sávio Tarso, participante da oficina, considera que o trabalho de formação que ela oferece é imprescindível porque, no interior, e principalmente no Vale do Aço, precisamos enormemente de profissionais habilitados para o audiovisual. “Com um mercado cada vez mais exigente, que cobra qualidade, ter um profissional aqui formando os nossos diretores de fotografia locais acrescenta muito e o que irá, com certeza, melhorar a produção audiovisual do Vale do Aço”, finaliza.

 

Também participante da oficina, Cléverson Júlio de Oliveira, sócio na Equipe 1 Filmes, está atuando na área desde 1994 e considera que eventos como a oficina de Direção de Fotografia são importantes porque capacitam os profissionais que já atuam na região. “Isso eleva a qualidade do nosso trabalho de produções locais para cima. Aprender é sempre muito bom. Particularmente, já quis fazer cursos com o Alziro muitas vezes, mas sempre foi difícil em função dos deslocamentos necessários”, pondera.

 

Estudante de publicidade e propaganda, Rafael Henrique, participou da oficina a partir do interesse para a possibilidade de aprender algo novo. “Trabalhar a área do conhecimento do audiovisual não é algo que vemos acontecer muito aqui. Ter a oportunidade de estar com uma pessoa que já foi internacionalmente premiada e tem a fala com propriedade é importante”, celebra ele.

 

Já Pâmela Moura Silva, também estudante de publicidade e propaganda, pretende fazer um documentário como projeto final do curso. “E como não tenho muita experiência, vim aprimorar meus conhecimentos em razão do meu projeto. O que eu estou aprendendo nessa oficina me deu um gatilho para prosseguir na área.”

Este é um projeto aprovado conforme Termo de Execução Cultural nº 269323/2024 tendo por objeto a concessão de apoio financeiro a ações culturais contempladas pelo edital LPG nº 04/2023 nos termos da lei complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo).

A oficina com carga horária total de 20 (vinte) horas, aconteceu sábado a domingo, nos dias 20 a 21/4 no horário 08h às 18h, na Academia Olguin (Rua Ipê, 763 Santa Mônica/Ipatinga).

Ficha Técnica

SIMONAL WILDE – Direção Geral

EDERSON CALDAS – Direção de Produção

RAQUEL DE CARVALHO – Direção de Comunicação

VÂNIA COELHO – Tradutora de Libras

 

 

keyboard_arrow_up