EDILENE LOBO

ADVOGADA MINEIRA É COTADA PARA VAGA NO TSE

A advogada Edilene Lobo está cotada para ocupar vaga aberta no Tribunal Superior Eleitoral com a saída do ex-ministro Carlos Velloso Filho que renunciou em março, por motivos de saúde.

A escolha se deu após o presidente do TSE, Edson Fachin, sabatinar advogados antes de formar a lista tríplice. Com base nas conversas, 20 nomes foram selecionados e três serão escolhidos por votação no Superior Tribunal Federal e encaminhados para o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Edilene Lobo se mostrou surpresa com a indicação. “Foi uma com grata surpresa, muita alegria e extrema responsabilidade que recebi a honra de ser sabatinada e posteriormente incluída na lista ampla que orientará a decisão do STF, acerca da composição da lista tríplice de juristas, a ser encaminhada à Presidência da República, objetivando compor a Corte Eleitoral Superior”, afirmou.

A advogada falou ainda sobre temas importantes que estarão na pauta do Tribunal em ano eleitoral.  “A Justiça Eleitoral, neste ano, certamente enfrentará uma das disputas mais importantes desde a reabertura democrática. Coloca-se no cerne da sua atuação o estímulo à juventude para participar do debate democrático, a garantia de higidez no pleito, com atuação enfática na proteção da comunicação política de boa qualidade nas redes sociais, combatendo a desinformação. E, mais que nada, cuidando do controle rigoroso do cumprimento das cotas de gênero para o registro das candidaturas, o financiamento prioritário das campanhas de pessoas negras e dos grupos minorizados, especialmente a coletividade LGBTQIA+”.

Sobre a advogada

Edilene Lobo é Doutora em Processo Civil pela PUC Minas, Mestra em Direito Administrativo pela UFMG com Pós-doutoramento em Novas Tecnologias e Instituições de Garantias pela FDV. Professora do Mestrado e Doutorado Universidade de Itaúna. Professora Convidada da Especialização em Direito Eleitoral da PUC Minas. Autora de livros e artigos jurídicos. Advogada.

Veja a lista dos 20 nomes indicados:

·  Ademar Borges

·  Aline Ramos Moreira

·  Ana Claudia Santano

·  Andre Callegari

·  Andre Lemos Jorge

·  Andre Ramos Tavares

·  Angela Cignachi

·  Carlos Eduardo Frazão do Amaral

·  Cassio P V Leite

·  Edilene Lobo

·  Edvaldo Nilo de Almeida

·  Erick Pereira

·  Fabrício Medeiros

·  Flávio Pansieiri

·  Gustavo Severo

·  Marilda Silveira

·  Rogéria Dotti

·  Simone Henriquez

·  Vera Lúcia Santana Araújo

·  Walter José Faiad de Moura

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
Cenibra 3
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3
Cenibra 105 mil
Agasalho 2022