Abertura do evento literário contou com recital apresentado pela filha da poetisa, Ana Prado, acompanhada do ator Jorge Emil e do pianista Túlio Mourão
O 16º Salão do Livro Vale do Aço abriu suas portas para público na noite da última terça (9/9), no Teatro do Centro Cultural Usiminas, celebrando a obra da poetisa mineira Adélia Prado e de 38 escritoras do Vale do Aço, com o tema Mulheres na literatura. A solenidade foi marcada pelo recital “Drummond e Adélia – Diálogo Poético”, com música, poemas de Carlos Drummond de Andrade e Adélia Prado. O espetáculo foi apresentado pela atriz Ana Prado, filha da escritora homenageada, pelo premiado ator Jorge Emil e um dos maiores pianistas e compositores brasileiros, Túlio Mourão. O cortejo do Baque Mulher abriu a Feira do Livro, antes da solenidade de abertura.
“É muito interessante que no Vale do Aço haja também um vale para a poesia, do qual nós todos necessitamos, com necessidades da nossa alma. Agradeço muito a homenagem à minha pessoa e à minha literatura que está sendo feita. Desejo uma festa feliz e emocionante e que todos se aperfeiçoem com a poesia”, declarou Adélia Prado em vídeo exibido na abertura do 16º Salão do Livro.
“Adélia é uma mulher que nos representa como professora, filósofa, mãe, avó e como referência de um talento ímpar na poesia e na literatura brasileira e universal. Também merecedoras do nosso reconhecimento, neste 16º Salão, têm destaque em nossa programação 38 escritoras do Vale do Aço”, frisou Cibele Teixeira, idealizadora do Salão do Livro do Vale do Aço.
O 16º Salão do Livro vai até domingo (14/09), com teatro, música, contação de histórias, roda de conversa e a Feira de Livros. Toda programação é gratuita e está disponível no site www.salaodolivrovaledoaco.com.br.
Solenidade
Um público de mais de 500 pessoas, entre estudantes, educadores, artistas, escritores e autoridades, prestigiaram a solenidade. A secretária de Educação de Ipatinga, Ana Cristina Neves, os vereadores de Ipatinga, Cida Lima e Daniel do Bem, também marcaram presença na abertura.
Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas, reforçou que o Salão do Livro representa. “Ser casa do Salão do Livro Vale do Aço é especial. É acreditar no poder da leitura e no quanto a literatura pode mudar pessoas e realidades. Celebramos todas as mulheres ao homenagear Adélia Prado, que une força e delicadeza em sua obra”, enfatizou.
“A nossa festa da palavra este ano tem um brilho especial: as mulheres e a Adélia Prado. A literatura feminina flui através das gerações e tem o poder de nos unir. Que sejamos pontes para novos mundos por meio do que a literatura pode fazer por nós”, discursou a superintendente da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, Edvania Lana de Morais.
“Celebrar a literatura e a educação como parceiros do Salão do Livro nos traz muito orgulho, pois vivenciei a experiência de trazer alunos em todas as edições do evento quando fui professora. Me alegro em poder proporcionar tal experiência aos nossos munícipes”, comentou France-Jane Araújo Pereira, secretária municipal de Educação de Timóteo.
Homenagem às escritoras do Vale do Aço
O Foyer e a galeria do Centro Cultural Usiminas exibem uma cenografia sobre a obra de Adélia Prado, além de uma homenagem às 38 escritoras do Vale do Aço, que já tiveram obras lançadas nas edições anteriores do Salão do Livro. A mostra traz imagens e um breve histórico sobre cada uma das homenageadas.
O 16° Salão do Livro Vale do Aço é realizado por meio do edital da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, sob o CA n° 2024.3809.0037, com patrocínio exclusivo da Usiminas, apoios institucionais da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano e da Câmara Mineira do Livro e apoios culturais do Sebrae Minas Regional Vale do Aço e do Shopping Vale do Aço.
SERVIÇO
16º Salão do Livro Vale do Aço
9 a 14 de setembro de 2025 (terça à domingo)
Até sexta, 8h às 21h; sábado, 10h às 21h e domingo, 10h às 18h
Centro Cultural Usiminas (Ipatinga/MG)
Confira a programação: www.salaodolivrovaledoaco.com.br Instagram @salaodolivrova