AÇÕES, FERRAMENTAS E PROJETOS UNEM TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO SENAC MINAS

Na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, conheça as iniciativas que se conectam a proposta

Entre os dias 14 e 22 de outubro, instituições de ensino e pesquisa de todo o país vão promover ações de divulgação científica e tecnológica na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT. Criada em 2004, a iniciativa tem o objetivo de mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida.

Ciente de que a ciência existe para encontrar respostas para os problemas, para cuidar e melhorar a vida das pessoas, o Senac em Minas não poderia ficar de fora dessa mobilização. A unidade em Lavras promove de 17 a 20 de outubro a 2ª edição do Senac X. O evento é especialmente direcionado aos estudantes do Ensino Médio de escolas estaduais públicas.

O Senac X oferece aos participantes uma experiência de maratona de inovação. Os estudantes, agrupados em equipes, realizam tarefas diárias, desde a concepção de ideias para resolver um problema até a apresentação de soluções, sob a orientação de mentores, empresários e representantes de grandes empresas da região. Ao final, as propostas serão apresentadas em um pitch e uma banca elegerá as três melhores soluções. As escolas públicas interessadas podem se inscrever até 16 de outubro. Mais informações pelo link https://doity.com.br/senac-x e pelo telefone (35) 2142-1900.

O movimento em prol da ciência e da tecnologia também vai movimentar Poços de Caldas, onde a unidade do Senac da cidade recebe, no dia 27 de outubro, a 5ª edição do evento “Agitando o Senac”. Ao longo do dia, a programação da atividade contará com palestras, oficinas e exposições feitas por alunos e docentes do Senac, que abordarão a inclusão ligada à tecnologia, segurança, moda, marketing, turismo e saúde. Para conhecer a programação completa e mais Informações, as pessoas interessadas podem entrar em contato pelo telefone (35) 2101-3150.

Tecnologia e Inovação na Sala de Aula

Cristiane Saldanha Siqueira, Especialista Educacional do Senac, afirma que “ciência, tecnologia e inovação desempenham um papel essencial na educação profissional, preparando os alunos para o mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades técnicas e promovendo a inovação e a adaptabilidade. Garantir que os estudantes do Senac estejam alinhados com esses princípios é essencial para que sejam bem-sucedidos e para o desenvolvimento econômico e tecnológico da sociedade”.

Nessa perspectiva, quatro projetos desenvolvidos por docentes das áreas de saúde, gestão e informática foram selecionados e serão compartilhados com as demais unidades. Os projetos poderão ser aplicados nas unidades educacionais espalhadas pelo estado.

“Tendo como referência o Modelo Pedagógico Senac, foram propostos desafios por áreas aos participantes. Na apresentação das propostas, quatro grupos foram selecionados com projetos que poderiam fazer parte do nosso repositório de boas práticas pedagógicas”, recorda a especialista.

“As iniciativas educacionais, como os repositórios de Boas Práticas Pedagógicas, desempenham um papel crucial na promoção da qualidade da educação, no desenvolvimento profissional dos educadores e na disseminação de abordagens pedagógicas eficazes”, salienta Cristiane. De acordo com a especialista, “o repositório é uma ferramenta valiosa para melhorar a educação e preparar os alunos para um futuro cada vez mais complexo e desafiador.”

Conheça os projetos selecionados

EstetoMaker – Este projeto propõe a mobilização multidisciplinar entre os alunos dos Cursos Técnico em Enfermagem e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas para o desenvolvimento do protótipo “EstetoMaker”. O objetivo é trabalhar a gameficação para a execução da atividade em duas etapas: 1- Construção de um estetoscópio com auscultador duplo, onde aluno e docente de Enfermagem podem aferir a pressão arterial do paciente ao mesmo tempo. 2- Desenvolvimento do jogo EstetoMaker: estetoscópio com auscultador duplo será acoplado ao jogo, um ambiente virtual de simulação realística, onde o nível de complexidade será selecionado pelo docente.

TFIPE Você no azul – Tendo em vista as dificuldades com o raciocínio matemático, o descontrole financeiro e o endividamento precoce foi criado o Senacoin, uma moeda digital que será utilizada durante as aulas. Por meio de uma trilha, será possível monetizar todas as aulas e atividades, com foco em indicadores. Desta forma, o próprio aluno ficará encarregado de organizar seus ganhos e perdas e ao final da trilha (sétimo dia e sétima casa) apresentará seu fechamento, e ainda, um planejamento em caso de resultado financeiro negativo.

Jogo Educativo – Para suprir a dificuldade de leitura e compreensão de textos, a proposta é a criação de um jogo de tabuleiro, para ser aplicado em qualquer curso do eixo de Gestão. O tabuleiro deste jogo será composto por casas de diferentes cores para abordar os temas de interpretação, gramática e documentação que desafiarão os alunos, de forma lúdica, a aprender e reforçar elementos essenciais da Língua Portuguesa. Durante o jogo, os alunos serão submetidos a diferentes perguntas sobre os aprendizados ao longo do curso. Será contabilizada uma pontuação por acerto e vencerá o jogo quem obter a maior pontuação.

Projeto Maker – Esta solução visa preparar e orientar os alunos por meio de atividades sensoriais, estimulando a capacidade de detalhamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico para a criação de algoritmos computacionais. A atividade será realizada Atividade prática sensorial, usando jogos humanos, para desenvolver a criatividade.

Cultura Maker

No Senac em Uberlândia, a proposta educacional é planejada e estruturada com base em situações práticas interligadas ao desenvolvimento de projetos mão na massa. Os estudantes aprendem fazendo e têm acesso a ferramentas como programação e impressora 3D para dar vazão a suas ideias. As iniciativas têm caráter multidisciplinar e propiciam a troca de conhecimentos entre os alunos. Além dos estudantes de Enfermagem, turmas do Técnico em Desenvolvimento de Sistemas propõem melhorias para os modelos construídos.

Não apenas cursos da área tecnológica se beneficiam da metodologia. Alunos do curso Técnico em Enfermagem fizeram um modelo para treinamento de punção venosa. A etapa atual do protótipo está elaborando um modelo de mão. O uso de gelatina balística e dutos propicia simulação da saída e passagem de sangue em pacientes. Com a ajuda da impressora 3D, foram impressos ossos que dão a forma a réplica para aumentar a realidade da ação da punção venosa. Ainda, com uso de programação e um dispositivo Arduino, o protótipo poderá simular dor e emitir sons.

Sobre o Senac em Minas

Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC – Confederação Nacional do Comércio, tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 35 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.

O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada.

keyboard_arrow_up