Aciapi participa de encontro: Parcerias que transformam o futuro de Minas Gerais

Nos dias 25 e 26 de junho, Belo Horizonte sediou o 4º Fórum Regional de Diversificação Econômica (FRDE | MG), realizado na sede do Sebrae Minas. O evento reuniu especialistas, empresários, representantes do poder público e entidades setoriais em torno de um objetivo comum: discutir soluções para reduzir a dependência econômica de regiões vinculadas a uma única atividade, especialmente a mineração. A iniciativa é uma realização da FEDERAMINAS, em parceria com SEBRAE e apoio da Invest Minas, BDMG, Governo de Minas Gerais | SEDE, SECULT. Com patrocínio da Vale, Samarco, Cedro e AMISA — Associação das Mineradoras da Serra Azul. O encontro reforçou a importância da colaboração entre diferentes atores para fomentar o desenvolvimento sustentável e diversificado em Minas Gerais.

Um espaço para a construção coletiva

O FRDE | MG se consolida como uma plataforma essencial para troca de conhecimentos, experiências e proposição de políticas públicas e privadas que estimulem novas cadeias produtivas. O incentivo das empresas Samarco, Vale, Cedro e a AMISA, como patrocinadoras, demonstra um compromisso com o futuro dos territórios, indo além da atividade mineral e investindo em alternativas que garantam prosperidade de longo prazo.

Carlos Brazil, gerente de Relacionamento Institucional da Vale, destacou a sintonia do evento com o propósito da empresa: “Fórum Regional de Diversificação Econômica se conecta com o propósito Vale, que existimos para melhorar a vida e transformar o futuro juntos. A Vale, como uma empresa global, busca fomentar uma cadeia produtiva próspera, de modo a contribuir para uma diversificação econômica. E quando encontramos parceiros como a Federaminas, a nossa jornada fica muito mais leve.”

Roberto Guimarães, gerente Socioinstitucional da Samarco, conectou o Fórum ao propósito da empresa: “Acreditamos que a mineração pode ir além, potencializando o território onde atuamos. O Fórum casa com um momento importante da Samarco, de retomada operacional, e de apoiar ações e atividades que tragam, de fato, legado para os territórios e que fomentem a diversificação econômica.” Ele citou ainda o apoio às Indicações Geográficas (IGs) na região de Ouro Preto e Mariana como exemplo de valorização da identidade local. “Pode-se dizer que essas duas iniciativas são pioneiras e, o nosso trabalho, é fazer com que as IGs do nosso território prosperarem cada vez mais”, finaliza.

Marcus Mariani, especialista de Relação com a Comunidade e Institucional da Cedro, destacou a visão da empresa: “O Fórum tem tudo a ver com o jeito Cedro, que aposta na diversificação de seus projetos. Ele conecta novas possibilidades de empreendimentos e negócios sociais, sustentáveis e responsáveis. A Cedro já investiu em mais de 60 projetos nas áreas de saúde, esporte, educação e cultura nas comunidades onde atua, fomentando a diversidade e o desenvolvimento local, reforçando sua responsabilidade com o presente e compromisso com o futuro”.

Paulo Assis, presidente da AMISA, enfatizou a necessidade de planejamento e estabilidade regulatória para avançar na diversificação: “Falar de diversificação econômica é falar de futuro. Na região de Serra Azul, já temos ações concretas, como o Projeto Conecta Itatiaiuçu, que visa construir um novo ciclo econômico para o município. Temos trabalhado lado a lado com o poder público e a sociedade civil para criar oportunidades, apoiar o empreendedorismo local e preparar o território para um futuro mais diversificado. Apoiar o 4º Fórum Regional de Diversificação Econômica é uma forma de contribuir para a construção de caminhos que ampliem o espaço essencial para esse debate.”

Um compromisso com o futuro

O 4º FRDE | MG reafirmou que o tema diversificação econômica não é um desafio isolado, mas uma construção coletiva. Com o engajamento de empresas e instituições como Vale, Samarco, Cedro e a AMISA, o evento mostrou ser possível transformar desafios em oportunidades, que impulsionem o desenvolvimento sustentável e reduzem vulnerabilidades regionais.

A continuidade desse diálogo e a implementação das soluções discutidas serão fundamentais para consolidar Minas Gerais como um estado economicamente diversificado, inovador e resiliente. O FRDE | MG deixa claro: o futuro se faz com parcerias estratégicas, planejamento e forte vínculo com as comunidades locais.

keyboard_arrow_up