o menino da cabeça de papelao

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NO FESTIVAL DA CRIANÇA ONLINE

A edição 2021 do Festival da Criança chega com duas novidades que promovem maior acesso à programação: formato virtual e inclusão de tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais), legendas e audiodescrição. O Festival da Criança On Line vai apresentar, de 19 a 30 de maio, um total de 19 atrações infantis entre espetáculos e contações de histórias de grupos do Vale do Aço. Toda a programação será disponibilizada no You Tube – Festival da Criança Ipatinga. Para conferir o cronograma é só acessar as redes do evento: @festivaldacrianca_ (Instagram) e facebook/festivaldacrianca.

Para levar os recursos de acessibilidade com qualidade, o Festival da Criança On Line envolveu profissionais experientes no processo. A estudante de Psicologia e Tradutora e Intérprete de Libras, Sara de Oliveira Carvalho, fará a tradução de todos os espetáculos, que também terão legendas feitas pela Equipe Um Filmes. Sara Carvalho trabalha com arte acessível desde 2018 e realiza atividades próprias para surdos em suas redes sociais.

Já a audiodescrição de cinco espetáculos da programação será pela empresa paulista ETC Filmes, que há mais de 15 anos, trabalha com as principais distribuidoras, produtoras e exibidoras de conteúdo audiovisual do país. Os espetáculos com esse recurso são: “O Menino da Cabeça de Papelão”; “As Aventuras do Super Quixote”; “Mariana Catibiribana”, “A Brincadeira Mais Bacana”; “Chapeuzinho Vermelho.com” e “De Toda Cor”.

O projeto é realizado por Marilda Lyra Produções Culturais, via Edital 16/2020 Seleção de Propostas de Mostras e Festivais Artísticos e Culturais no âmbito do Estado de Minas Gerais, nos termos da Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc). Iniciado em 2000, o Festival Criança foi criado com a principal proposta de realizar um processo permanente de formação de público e já recebeu, desde então, um público de aproximadamente 90 mil pessoas.

Para Marilda Lyra, nesta edição o Festival da Criança avança em questões importantes ao ofertar em suas atrações maior acessibilidade para pessoas com deficiências visuais e auditivas. “Pela primeira vez, teremos esses recursos em nossas atrações, agora veiculadas no meio digital. Isso para nós é um marco muito importante na história do Festival que tem em sua essência o objetivo de formação de público. Convidamos a todos que apreciem e compartilhem a programação feita com muito carinho”, ressalta a realizadora.

As atrações selecionadas mediante inscrição via edital serão disponibilizadas a partir de 19 de maio até o fim do ano, no canal Festival no Youtube. O público poderá conferir apresentações dos seguintes grupos/artistas: Flora Manga, Hibridus Dança, Ecoar Espaço Cultural, Espaço Cultural Casa Laboratório, Dama Produções, Coletivo Aberto, Luzia di Resende, Nancy Nogueira, Circo Teatro Fool, Coletivo Negrume, Grupo Farroupilha, Renan Augusto e Camila Vaz.

 

 

Serviço

Festival da Criança On-Line
Data: 19 a 30 de maio
Programação completa: Instagram @festivaldacrianca_
Local: You Tube – Festival da Criança Ipatinga

 

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
Cenibra 3
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3