Contação de Histórias Pituxa - Foto Gustavo Lyra

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O FESTIVAL DA CRIANÇA ON LINE

Com o objetivo de oferecer uma programação diversificada que desperte a criatividade e o interesse de crianças e adolescentes pelas artes de um modo geral estão abertas, de 04 a 12 de março 2021, as inscrições para o Festival da Criança On Line, que é realizado por meio do Edital 16/2020 Seleção de Propostas de Mostras e Festivais Artísticos e Culturais no âmbito do Estado de Minas Gerais, nos termos da Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc).

Podem se inscrever grupos atuantes na região do Vale do Aço mediante preenchimento da ficha de inscrição disponível em https://docs.google.com/forms/d/1HZ_owHLRi8n2obdDN4LBQ85YeQDMXC1n2fySHvRdGG4/edit, em conformidade com o regulamento do projeto.

 

     O Festival da Criança

O Festival da Criança foi criado com a principal proposta de realizar um processo permanente de formação de público para o teatro e assim vem trabalhando desde sua primeira edição, no ano 200. Com isso, o projeto se firmou por apresentar uma programação diversificada, que envolve a realização de apresentações de espetáculos cênicos/musicais, voltadas para instituições de ensino e público em geral e passou a integrar o calendário cultural do Vale do Aço. Ao longo dos anos recebeu cerca de 90.000 crianças e adolescentes, vindos de escolas, creches e entidades da região Metropolitana do Vale do Aço.

Em função do momento que estamos vivendo com a pandemia, esta edição será realizada on line, com a disponibilização de espetáculos no canal do projeto no YouTube. De acordo com Marilda Lyra, produtora do Festival da Criança, o Vale do Aço tem uma grande efervescência na produção cultural. “Temos grupos e artistas individuais com espetáculos e ou contação de histórias já montados, voltados para o público alvo do projeto, o que possibilita a formatação de uma programação com expressiva participação dos mesmos. A proposta é de valorizar a produção artística desses grupos, que estão passando por dificuldades em função do momento atual”, destaca a produtora.

Para a edição on line do Festival da Criança serão selecionados 14 espetáculos/contação de histórias, que receberão tradução em Libras e audiodescrição, visando com isso promover a acessibilidade à programação. As apresentações estarão disponíveis para o público a partir de 22 de Abril, ficando em cartaz até o dia 31 de dezembro de 2021

 

       A Lei Aldir Blanc

A Lei Aldir Blanc, como ficou denominada a Lei Federal nº 14.017 de junho 2020, foi elaborada para atender de forma emergencial o setor cultural do país, afetado de forma significativa com as medidas de isolamento social, tomadas em função da pandemia Covid 19. O setor foi o primeiro a parar e com certeza será o último a retomar suas atividades.

A lei homenageia o músico o músico Aldir Blanc, um dos primeiros artistas mortos em razão da pandemia. A iniciativa veio da deputada Benedita da Silva, por meio do projeto de Lei 1.075/20 que previa o repasse de 3 bilhões de reais, para Estados e Municípios, destinados a aplicações em ações emergenciais para apoio ao setor cultural, por meio de três incisos. O primeiro refere-se a renda emergencial para trabalhadores da cultura, o segundo a subsídio mensal para manutenção de espaços artísticos e culturais, bem como microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas e instituições que tiveram suas atividades interrompidas. E o terceiro inciso destinado a realização de chamadas públicas, editais, prêmios e aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural.

Assim, o Festival da Criança On Line está sendo viabilizado por meio do Inciso III da Lei da Lei Aldir Blanc, operacionalizada pelo Governo de Minas Gerais, por meio do Sistema Estadual de Cultura,  formado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Empresa Mineira de Comunicação (EMC – Rede Minas e Rádio Inconfidência), Fundação Clóvis Salgado (FCS), Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), e pela Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo/Governo Federal. A realização é de  Marilda Lyra Produções Culturais. Informações e regulamento do Festival da Criança On Line podem ser solicitados pelo email marilda.lyra@gmail.com ou pelo telefone (31) 99966 4166.

 

Serviço:

Festival da Criança On Line

Inscrições de 04 a 12 de março 2021

Ficha de Inscrição disponível em: https://docs.google.com/forms/d/1HZ_owHLRi8n2obdDN4LBQ85YeQDMXC1n2fySHvRdGG4/edit

Informações e Regulamento: marilda.lyra@gmail.com ou (31) 99966 4166

 

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
Cenibra 3
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3