Plataforma Acao Educativa (2)

A VOLTA ÀS AULAS NA PLATAFORMA EDUCATIVA DO INSTITUTO USIMINAS

Cursos, oficinas, contações de histórias, palestras, visitas mediadas e projetos de educação ambiental podem ser utilizados por educadores em aulas presenciais e remotas

Com foco em temáticas e metodologias das artes para a realização de aulas e projetos integrados em escolas, a Plataforma Educativa do Instituto Usiminas apresenta propostas de conteúdos aos professores e arte-educadores. Os diversos conteúdos podem ser utilizados na volta às aulas, tanto presenciais quanto remotas. O espaço virtual conta com cursos, oficinas, contações de histórias, palestras, visitas mediadas e projetos de educação ambiental.

A Plataforma Educativa tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e pode ser acessada, gratuitamente, pelo site educativoinstituto.usiminas.com. Para facilitar a navegação à Plataforma, o Instituto Usiminas preparou uma cartilha orientativa, que foi enviada para as secretarias das escolas das redes públicas e particulares de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso. Escolas e educadores interessados em receber o material podem entrar em contato com a Ação Educativa do Instituto Usiminas pelo e-mail acaoeducativa@usiminas.com ou pelo telefone 31.3822.2215.

Lançada em dezembro de 2020, como extensão da Ação Educativa do Instituto Usiminas, a Plataforma Educativa possui conteúdo voltado para a formação cultural de comunidades escolares localizadas em todo o Brasil e em outros países falantes de Língua Portuguesa, além de oferecer tradução em Libras. Os conteúdos estão alinhados às orientações do MEC, sintetizadas na Base Nacional Curricular Comum, e da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).

De acordo com a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, por meio da Plataforma Educativa, a Usiminas e o Instituto Usiminas proporcionam diversas experiências com a educação, a arte e a cultura. “Desenvolvemos um projeto de preparação e desenvolvimento de conteúdos que possam ser acessados em escolas ou em qualquer lugar onde há o desejo de ampliar horizontes culturais, fazendo uma educação comprometida com a humanidade e com o mundo no contexto atual”, ressalta Penélope.

Formação para educadores

Os cursos de formação da Ação Educativa são desenvolvidos por profissionais das áreas de arte, educação e cultura, alinhados a valores e objetivos estratégicos do Instituto Usiminas para o desenvolvimento humano sustentável. Com o Programa de Formação para Professores e Arte-educadores, o Instituto Usiminas promoveu troca de conhecimentos e reflexões transpondo fronteiras e suas ações tiveram alcance nacional e internacional.

Na Plataforma Educativa, os cursos são organizados em videoaulas, com exercícios e materiais de apoio. A Ação Educativa do Instituto realiza também encontros síncronos para marcar o lançamento de cada novo curso, com a participação dos docentes e pesquisadores que elaboraram as propostas. Raquel Vieira, Kiara Terra, Stela Barbieri, Tião Rocha são alguns dos palestrantes que ministraram cursos pelo Programa de Formação de Professores e Arte-educadores da Ação Educativa do Instituto Usiminas.

 

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
Cenibra 3
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3