DRA. CYBELLE

A MELATONINA COMO PODEROSO ANTIOXIDANTE

Este é mais um artigo publicado pela Dra. Cybelle Vasconcellos em sua página do @instagram. Para conferir mais sobre essa sensacional profissional da cardiologia e da medicina preventiva e estilo de vida, vai lá no @dra.cybelle.

Então, falando sobre a melatonina e seu efeito também como antioxidante, leia aqui:

Espécies reativas de oxigênio (ROS) e espécies reativas de nitrogênio (RNS) desempenham um papel importante em uma variedade de processos fisiológicos, como regulação do tônus ​​vascular, controle da ventilação, produção de eritropoietina e transdução de sinais.
🔶️É importante ressaltar que em um nível desejável eles podem promover a sobrevivência, proliferação e diferenciação celular. No entanto, radicais livres excessivos podem resultar em danos ao DNA e RNA, desnaturação de proteínas, peroxidação lipídica, levando à apoptose ou necrose celular. Consequentemente, ocorre uma série de problemas de saúde, incluindo envelhecimento, inflamação, câncer, doença metabólica crônica, distúrbios neurodegenerativos e sepse.
🔶️Como um poderoso eliminador de radicais endógenos, a melatonina pode remover diretamente os radicais livres excessivos. Além disso, a melatonina a 10 mg/kg foi encontrada para aumentar a eficiência da cadeia de transporte de elétrons nas mitocôndrias em camundongos velhos para diminuir o vazamento de elétrons e reduzir a geração de radicais livres.
🔹️Segundo AN R. et al., a melatonina atenua a disfunção cardíaca induzida por sepse através de um mecanismo dependente de PI3K/Akt, melhora as taxas de sobrevivência e função cardíaca, atenua a lesão miocárdica e a apoptose.
🔹️Diminui a LDH sérica, diminui as citocinas inflamatórias TNF-α, IL-1β e HMGB1, aumenta a atividade das enzimas antioxidantes e os níveis de p-Akt e Bcl-2.
✅Portanto, a melatonina é essencial para manter um estado fisiológico estável no corpo humano. Além disso, poderia efetivamente desempenhar um papel modulando e agindo sinergicamente com outras moléculas redutoras como redutases e alguns redutores não enzimáticos, todos trabalhando juntos para manter a homeostase normal.

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
Cenibra 3
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3
Cenibra 105 mil
Agasalho 2022