Lançamento de livro do Coletivo A Rua Declama no coliseu em Timoteo

A CIDADE QUE QUEREMOS!

Festival produzido pelo Espaço Cultural Casa Laboratório reúne 10 coletivos de artistas em contexto urbano em Ipatinga.

O Espaço Cultural Casa Laboratório realiza no dia 10 de Abril (domingo) nos jardins e foyer do Centro Cultural Usiminas o “Festival a Cidade que Queremos”. O evento que é um dos maiores da região, nesse segmento, oferecerá a população do Vale do Aço de forma gratuita, seis horas de programação ininterruptas com shows, espetáculos, batalhas de MC’s, Slam, feira, lançamento de livro, exposições de arte e instalações artísticas. O evento tem como público alvo a juventude da região e articula talentos regionais com talentos nacionais da cena urbana. Os principais artistas que desenvolvem projetos de arte em contexto urbano no Brasil, articulam junto ao Casa laboratório, essa iniciativa inédita na região.

O direito à cidade é um direito difuso e coletivo, de natureza indivisível, de que são titulares todos os habitantes da cidade, das gerações presentes e futuras. Direito de habitar, usar e participar da produção de cidades justas, inclusivas, democráticas e sustentáveis. No Brasil, o reconhecimento legal e institucional do direito à cidade contrasta com a realidade urbana cotidiana de negação desses direitos; em especial, aos “invisíveis” ao processo de planejamento e produção dos espaços urbanos. Fatores como gênero, raça, idade, etnicidade e renda distribuem desigualmente os ônus e os benefícios da urbanização entre os indivíduos nesses territórios. Visando combater através da arte, esses processos promotores de desigualdades sociais, afim de garantir acesso aos bens culturais, bem como o fortalecimento de iniciativas que promovam o pertencimento e o auto reconhecimentos da população e dos artistas que vivem e ocupam essas comunidades, o projeto irá promover um amplo debate em torno dos direitos civis, políticos, sociais, econômicos, artísticos e culturais das cidades do vale do Aço.

O projeto “FESTIVAL A CIDADE QUE QUEREMOS! ” Consiste numa articulação em rede de uma série de iniciativas formativas e expositivas em artes no contexto urbano na cidade de Ipatinga.  Através de um programa cultural diversificado, o projeto irá contribuir de forma efetiva para garantir as comunidades o direito à cidade através de práticas culturais, estimulando a apropriação dos espaços públicos e resinificando esses espaços como ambientes de manifestações das artes vivas do corpo e da imagem.  O projeto também irá promover o fortalecimento das iniciativas culturais existentes nas comunidades e o intercâmbio entre artistas independentes locais e profissionais de reconhecimento nacional e internacional.

O festival tem direção geral de João Carlos Cardoso, curadoria de Joab Sangi, Direção de produção de Mel de Faria, Produção executiva de Diego Martins, Comunicação e Mídia de Marceli Pereira, Wallace Maciel na Direção de Arte e Montagem de Marcos Rufino. O evento é realizado em parceria com os coletivos Capta Rap, Sarau Sexta Básica, A Rua Declama, GaleriA3, Baque Mulher, Bonde do Remédio, Slam Akewi, Cena VDA, Corporação Musical Santa Cecilia e Graffitaço. A iniciativa se concretiza, através do projeto “Rede Comunidade – Apoio a Microprojetos”, por meio de carta convite ao total de 10 coletivos artísticos do Vale do Aço, realizado pelo “Espaço Cultural Casa Laboratório” e viabilizado, a partir do Edital de Seleção de Propostas – Organizações da Sociedade Civil da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Lei Federal 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc.

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
Cenibra 3
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3
Cenibra 105 mil
Agasalho 2022