5º ENCONTRO DO TAMBOR MINEIRO DO VA FECHA O ANO COM SUCESSO

O Grupo Valentinas concluiu no último mês as atividades do 5º Encontro do Tambor Mineiro do Vale do Aço – ETAMVAÇO.  Aberta em outubro, a programação reuniu atrações culturais no formato online devido à necessidade imposta pela pandemia de se manter o distanciamento social.

“A cada edição, o  ETAMVAÇO se firma mais como tradição do Vale do Aço. Vamos nos aperfeiçoando, evoluindo no fomento da cultura afro-mineira, principal objetivo do Encontro”, sublinha o idealizador e co-realizador do evento,  Wemerson Rodrigues, o Geleia, destacando em seguida que “se unir aos mestres do congado durante o ETAMVAÇO para fomento da musicalidade do tambor mineiro é fundamental no processo de legitimação do movimento.”

Luís Fabiano dos Santos, capitão-mor da Guarda de Moçambique de Timóteo, e Jailton Laurindo, Capitão da Guarda de Congado Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Jaguaraçu, estão entre os mestres participantes do  ETAMVAÇO, que contou ainda com o capitão de congado, Maurício Tizumba. Compositor, cantor, multi-instrumentista e diretor musical, Tizumba ministrou uma oficina de tambor mineiro para o Grupo Valentinas. “Foi um momento bom de enaltecer as manifestações culturais de matriz africana, especialmente o congado, fio condutor da cultura afro-mineira”, frisou Geleia.

Conhecido por suas músicas marcadas pela influência do congado e por sua dedicação ao resgate da arte afro-brasileira, Tizumba falou de suas raízes. “Eu me sinto muito feliz por ter nascido dentro desse universo das manifestações religiosas de matriz africana. Ainda criança, aprendi a rezar o Rosário com a minha vó e com a minha mãe, além das orações do Candomblé”.

Em meio à roda de conversa, o mestre Luís Fabiano dos Santos lembrou da participação de Tizumba na Festa do Rosário, em Timóteo. “Foi e sempre será um presente poder compartilhar momentos assim com esse mestre da arte, do congado, da cultura afro”.

A realização do  ETAMVAÇO acontece sempre na semana da Consciência Negra, “com o objetivo de destacar a importância do povo preto para nossa formação artística e cultural, tendo como foco a cultura afro-mineira”, frisa Geleia, acrescentando que, “além do bate-papo com os mestres e o Grupo Valentinas, a programação do evento contou com o show inédito Valentinas Coração de Minas. Ambas as atrações estão  disponíveis para o público no canal do Youtube do Grupo Valentinas”, avisa o músico.

 

Ficha Técnica

A coordenação do 5º  ETAMVAÇO leva assinatura de Geleia. O projeto é desenvolvido em parceria com os percussionistas Ari Andrade, Nívea Paula, Chrika de Oliveira, Geniane Vieira, Júlia Rolim, Lucas Natureza, Douglas Netto (violões e guitarras), Guilherme Lopes (contrabaixo) e Welington Cristo (teclados, violão e saxofone). A produção é de Leila Cunha (Fino Trato).

O  ETAMVAÇO é realizado com o apoio da Fundação Renova, por meio do Edital Doce.

keyboard_arrow_up