50 ANOS DE HIP-HOP: SOM E ESTILO, SUPERAÇÃO E RESISTÊNCIA

O dia 11 de agosto de 2023 marca os 50 anos do hip-hop.

O Movimento foi criado pelas equipes de baile norte-americanas, com o objetivo de apaziguar as brigas e contrariedades freqüentemente manifestadas pelos jovens agrupados em gangues. O termo Hip Hop designa um conjunto cultural amplo que inclui música (rap), pintura (grafite) e dança (break). Na verdade, os quatro elementos culturais que compõem o movimento Hip – Hop são: rap (ritmo e poesia), grafites (assinaturas), Dj’s e Mc’s, e Street Dance.

“Se hoje o Hip Hop é o estilo musical mais popular e comercialmente bem-sucedido do mundo, a história do gênero é de superação e resistência como um verdadeiro estilo de vida – ligado diretamente à afirmação da identidade da juventude negra nas periferias dos EUA e de outras grandes cidades do mundo. Pois, para além do seu aspecto musical, o hip hop se construiu, cresceu e ganhou o mundo como um movimento de fato: uma cultura ampla e plural, com braços artísticos que envolvem a música (historicamente chamada de Rap, ainda que hoje o termo “hip hop” seja aplicado para se referir ao estilo como um todo, e englobe a afirmação geral do movimento), a dança e as artes plásticas como o grafite.” Assim escreveu para a https://www.hypeness.com.br/ Vitor Paiva, jornalista, escritor, pesquisador e músico, Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Ele trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história.

Segundo Paiva, ainda que quase sempre seja impreciso determinar objetivamente onde, quando e como um movimento artístico nasce, o caso do hip hop é diferente: é justo afirmar que tal cultura nasceu no bairro do Bronx, em Nova York, no dia 11 de agosto de 1973, no número 1520 da avenida Sedwgwick. E se é possível apontar um “pai fundador” do hip hop, esse título é comumente oferecido ao jamaicano Clive Campbell, mais conhecido como DJ Kool Herc, irmão da menina que aniversariava no dia. Foi nesse dia e nesse local que ele primeiro colocou duas vitrolas lado a lado, isolando porções instrumentais de discos de funk – em especial de James Brown – e de disco music e, trocando de uma para outra, conseguiu alongar os trechos e batidas.

keyboard_arrow_up