O Vale do Aço será palco de um mergulho profundo na força da cultura popular. Nos dias 17 e 18 de setembro, o Comitê de Cultura de Minas Gerais, por meio do Hibridus Ponto de Cultura, realiza o Encontro de Tradições – Culturas Populares, uma programação que celebra saberes ancestrais, memórias coletivas e a potência dos mestres e mestras da nossa gente.
Com o compromisso de mobilização, formação e intervenções culturais, metas centrais do plano de trabalho do Comitê de Cultura, o evento reúne representantes de diferentes expressões do interior mineiro para fortalecer e valorizar a diversidade de tradições vivas. A programação é gratuita e aberta ao público, integrando moradores, artistas, pesquisadores e todos que desejam vivenciar a riqueza das manifestações populares.
A programação conta com o curso “Preservação e Resgate do Patrimônio Imaterial – Irmãos do Rosário”, ministrado por Éderson Caldas; “Oficina de criação de indumentária e vestimentas dos marujeiros”, com Kenedy Luiz; “Roda de Conversa” com o pesquisador Éderson Caldas e “Intervenção cultural do Grupo de Marujos do Cocais”.
A força da Marujada e da cultura popular
A Marujada, tradição secular que mistura dança, música, fé e memória, será o fio condutor desta edição. Reconhecida como patrimônio imaterial, ela guarda histórias de resistência e identidade, passadas de geração em geração pelos mestres e mestras do interior.
Para o Comitê de Cultura, a iniciativa reafirma a importância dos saberes populares como patrimônio vivo. “Nosso trabalho é mobilizar e formar, criando pontes entre mestres, jovens e comunidades. O Encontro de Tradições é um espaço para que a voz dos guardiões da memória ecoe e se fortaleça”, destaca Wenderson Godoi, coordenador do Hibridus Ponto de Cultura e Coordenador Executivo Metodológico do Comite de Cultura de Minas Gerais em Ipatinga.
O Encontro de Tradições conta com apoio da Prefeitura de Coronel Fabriciano, AMASJOC e Secretaria de Governança Educacional e Cultura, além da parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.
Ficha Técnica
Coordenador Metodologico: Wenderson Godoi
Coordenação de Comunicação: Luciano Botelho
Produção Executiva: Cênika Produções
Assistente de Produção: Jany Francisca e Christiane Juliana
Design Gráfico: FiP Design
Serviço
Encontro de Tradições – Culturas Populares Curso: “Preservação e Resgate do Patrimônio Imaterial – Irmãos do Rosário” – com Éderson Caldas Data: 17 de setembro, quarta-feira Horário: 8h as 18h Local: Escola Municipal Maria da Conceição Ataíde – Rua João Martins Carneiro, 430 – São José dos Cocais – Coronel :Fabriciano Roda de Conversa: “Marujo e Memória”, com Éderson Caldas Data: 18 de setembro Horário; 14h Local: HUB Fabri – Rua Dr. Querubino, 342, Centro Coronel Fabriciano Oficina: “Criação de arte indumentária e vestimentas dos marujeiros”, com Kenedy Luiz Data: 18 de setembro Horário: 14h Local: HUB Fabri – Rua Dr. Querubino, 342, Centro Coronel Fabriciano Intervenção cultural, Grupo de Marujos do Cocais Data: 18 de setembro Horário: 14h Local: HUB Fabri – Rua Dr. Querubino, 342, Centro Coronel Fabriciano |
Assessoria de imprensa – para entrevistas e outras informações:
Luciano Botelho
comitedeculturamg_ipatinga@projetos.aic.or.br
(31) 9 97051584