Nesse fim de semana de feriado, os empreendedores culturais participaram de dois encontros presenciais promovidos pelo Programa StartCity, focados na elaboração de projetos para seleção de propostas da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc). Assim, produtores culturais, artistas e entusiastas da cultura de Ipatinga tiveram mais uma chance, nos últimos dias, de transformar ideias em ações concretas para participar do processo de seleção de vários projetos de Lei de Incentivo à Cultura disponíveis nas esferas federal, estadual e municipal. Este tipo de capacitação visa impulsionar ações em diversos setores, beneficiando principalmente os fazedores de cultura.
Focado na elaboração de projetos, o curso aconteceu nos dias 2 e 3 de novembro (sábado e domingo), entre 8h às 18h, no auditório do hospital municipal Eliane Martins, onde produtores culturais, artistas e entusiastas da cultura tiveram a chance de transformar ideias em ações, criando soluções inovadoras e fortalecendo o empreendedorismo cultural.
“Foi uma experiência colaborativa e cheia de aprendizado prático”,conta Éderson Caldas, que com apoio de mais 6 pessoas, teve seu projeto selecionado com o troféu de 1° lugar.
O projeto é o FESTIVAL PARA TODAS E TODOS. Um festival multicultural com foco na acessibilidade. Um evento de arte e cultura DEF que busca contemplar a diversidade, trazendo produções protagonizadas por artistas com deficiência e oferecendo recursos de acessibilidade ao público em toda a programação.
Éderson Caldas é graduado em Direito e atua há mais de 20 anos como produtor e ator. Já foi selecionado para o prêmio Exibe Minas com a mostra CINEDOCUMENTA. Atualmente é coordenador geral da Mostra de Documentários, realizada em sua 15ª edição em maio desse ano e está preparando o primeiro episódio do Podcast “Adelaide bota a boca no trombone” em breve no canal Youtube e no instagram @adelaidesemcensura Festival para Todas e Todos. “Nada sobre eles, sem eles”.
Durante dois dias, reunidos no último final de semana, no auditório do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM), no bairro Cidade Nobre, os gestores participaram do Programa StartCity, focados na elaboração de projetos para seleção de propostas. O curso de capacitação foi ministrado por profissionais da Mhark Consultoria, uma empresa de assessoria.
Com essa imersão, os gestores tiveram acesso às informações fundamentais para o processo de seleção e elaboração de projetos culturais e, desta forma, garantir que o recurso chegue nas mãos dos produtores culturais. O Programa StartCity ofereceu aos 40 participantes as competências e orientações necessárias para operacionalização dos recursos das leis de fomento, de uma forma mais prática e atualizada.
Durante as oficinas, a empresa de consultoria criou um ambiente que inspira o surgimento de soluções que façam a diferença na comunidade. Os gestores mergulharam em atividades dinâmicas, colaborativas e interdisciplinares, aplicando conceitos fundamentais de economia criativa para transformar ideias em ações concretas. Eles ainda tiveram a chance de moldar projetos culturais e testá-los em grupo, sob a orientação dos especialistas.
O curso de capacitação foi patrocinado pela Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), encarregada de executar a PNAB – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. Ao final do programa, os fazedores de cultura participaram da premiação dos três projetos que mais se destacaram. As iniciativas foram selecionadas com base em critérios como inovação, impacto social em Ipatinga e a viabilidade econômica do projeto.
INSCRIÇÃO NA PNAD
As inscrições nos editais da PNAB terminam às 23h59 desta terça-feira (5 de novembro de 2024). Os documentos estão disponíveis no portal da Prefeitura de Ipatinga (www.ipatinga.mg.gov.br) e podem ser acessados na aba Portal da Cultura.
O processo é totalmente digital, permitindo maior facilidade e acessibilidade aos interessados.
Os recursos da PNAB são destinados ao audiovisual e demais áreas culturais, sendo distribuídos entre os quatro editais específicos divididos por modalidades: Premiação, Cultura Viva, Fomento à Cultura e Bolsas.