Q6

QUALIFICA ITABIRA: FIEMG VALE DO AÇO OFERECE 900 VAGAS EM 39 CURSOS GRATUITOS

O Qualifica Itabira, uma realização da Prefeitura de Itabira, em parceria com a FIEMG Regional Vale do Aço e o SENAI oferecerá cursos gratuitos nas modalidades de Qualificação, Iniciação, Aperfeiçoamento e Técnico

A Prefeitura de Itabira, em parceria com a FIEMG Regional Vale do Aço e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), lançou, nesta terça-feira, 21 de novembro, no auditório da UniFuncesi, o Programa Qualifica Itabira. A iniciativa tem como objetivo a formação de mão de obra, geração de emprego e renda para jovens a partir de 16 anos. Ao todo, serão 900 vagas e 45 turmas nas modalidades Qualificação, Iniciação, Aperfeiçoamento e Técnico divididos por etapas até 2024.

A primeira etapa que contou com 1985 inscritos, teve início no último dia 13, com 140 vagas para os cursos de Aplicação e Desenvolvimento de Arduíno; Programação em Arduíno, Leitura e Interpretação de Desenho Técnico, Pacote Office, Soldagem por Eletrodo Revestido (SMAW), Eletricista Industrial e Serralheria.

Na abertura do evento, o prefeito de Itabira, destacou os avanços do município na capacitação de mão de obra de qualidade para o mercado, cada vez mais exigente. “Este é o maior programa de formação profissional já executado em Itabira. Um programa histórico, que alia desenvolvimento social e desenvolvimento econômico e está em consonância com toda a nossa visão de governo. Estamos falando em preparar e moldar 900 pessoas para o mercado, algo grandioso, sobretudo neste momento de transformação pelo qual atravessa Itabira”, diz o prefeito.

Marco Antônio reforçou a importância da atuação da FIEMG e do Senai no município. “Essa parceria com entidades tão estratégicas para Itabira será valorizada nesta gestão. Itabira só tem a ganhar em todas as áreas”, completou.

Para Ricardo Azalim, Gerente do SENAI, o Programa contribuirá com o desenvolvimento da comunidade, trazendo grande incremento na qualidade da mão de obra. “Serão realizados 39 cursos nas áreas de Metalmecânica, Eletroeletrônica, Gestão, Saúde e Segurança, Meio Ambiente e Tecnologias Habilitadoras da Indústria 4.0”, explicou.

Segundo Azalim, a expectativa é de trazer para a comunidade Itabirana oportunidades de se colocar no mercado de trabalho, ocupando vagas que exijam mais competências técnicas e socioemocionais e consequentemente, tragam melhor remuneração. “Para as empresas, espera-se o aumento significativo na oferta de profissionais qualificados e preparados para assumir os desafios impostos por um ambiente cada vez mais competitivo e desafiador”, relatou.

Vinicius Oliveira Rocha, secretário de Desenvolvimento Econômico, destacou que o Programa não é apenas um projeto, mas uma visão ousada de investir em potencial humano. “O maior curso de qualificação profissional que apresentamos reflete nosso compromisso em proporcionar oportunidades tangíveis de desenvolvimento para todos. Estamos moldando o futuro de Itabira, capacitando nossos cidadãos com as habilidades necessárias para enfrentar os desafios do mercado de trabalho contemporâneo”, disse.

Consolidação do setor metalmecânico

O presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, Flaviano Gaggiato, desejou sucesso e que a iniciativa impulsione a qualificação da população e diversifique a economia local. “Acreditamos que a educação é a melhor forma de impactar positivamente a realidade das pessoas. Que o Qualifica Itabira seja o início de dezenas de oportunidades que virão e que futuramente possamos implementar novos cursos. Nosso papel é de uma maior interação com a comunidade industrial dentro das unidades Senai e desses alunos nas empresas”, justificou.

Na oportunidade, o líder industrial falou a importância dos cursos, principalmente, para o setor metalmecânico. “O Qualifica Itabira dinamizará a inclusão da sociedade no setor produtivo, contribuindo para o avanço e a consolidação do setor metalmecânico, que representa um dos mais importantes segmentos da economia da nossa região, impulsionando o crescimento econômico de diversos setores e gerando milhares de empregos diretos e indiretos”.

Elogiou a administração municipal e reforçou a importância da entidade e do associativismo. “Obrigado ao prefeito pela parceria. A sua sensibilidade vai fazer a diferença na vida de muitos cidadãos, dando a oportunidade de emprego em um momento tão oportuno e de necessidade extrema de profissionais qualificados no mercado de trabalho. À classe empresarial, usufruam dos nossos produtos e serviços, estejam mais próximos da FIEMG e do Sindimiva para que juntos, possamos atender aos anseios dos empresários com foco no fortalecimento das indústrias”, concluiu.

Oportunidade de Aprendizado

Lucas Vinícius Siqueira, convidado para falar em nome dos alunos das primeiras cinco turmas do Programa, parabenizou a Prefeitura pelo apoio visionário e o Senai pela excelência educacional que tem proporcionado. “Minha gratidão à Prefeitura de Itabira por sua perspicácia e iniciativa em apoiar financeiramente este curso. Já o Senai, a interação com profissionais renomados, a infraestrutura moderna, as parceiras com a indústria fazem da instituição diferenciada. Estudar no Senai não é apenas absorver conhecimento; é vivenciar uma formação que prepara os alunos para os desafios reais do mercado.

E completou: “Esse curso representa mais do que uma oportunidade de aprendizado; ele é uma porta para novas perspectivas, valores e conhecimentos que moldarão minha trajetória como aluno e como monitor de Robótica no Conselho Municipal do Bem Estar do Menor (Conbem)”, pontuou.

Inscrições para 2024

As inscrições para o Qualifica Itabira para 2024 iniciam na próxima sexta-feira, 24/11. Interessados poderão se inscrever no site www.fiemg.com.br/unidades/senai-itabira-cfp-pedro-martins-guerra/

Vale ressaltar que 30% das vagas serão destinadas às pessoas beneficiadas pelo Cadastro Único pra Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico. Mais informações: 31 3834-5678.

Compartilhe com um amigo

Facebook
WhatsApp
Email