O SALÃO DO LIVRO E OS 60 ANOS DA USIMINAS

A caravana da literatura chegou a Ipatinga trazendo o Salão do Livro Vale do Aço com diversas atrações culturais gratuitas e a tradicional Feira do Livro. O evento foi aberto na tarde desta terça-feira (07/06), no Centro Cultural Usiminas. Cerca de 100 convidados prestigiaram a abertura do evento, que também inaugurou a exposição inédita “Se Criança Governasse o Mundo”, do multiartista, ilustrador e escritor premiado Marcelo Xavier.

O 13º Salão do Livro Vale do Aço e a exposição “Se Criança Governasse o Mundo” são realizados com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, pelo Instituto Usiminas, com a produção executiva da Base Projetos Especiais.

“Temos a alegria de voltar trazendo diversas atrações incríveis, tanto para escolas da região, como para o Centro Cultural Usiminas e, mais uma vez, a obra do meu grande amigo Marcelo Xavier, com a exposição inédita ‘Se Criança Governasse o Mundo’. Uma exposição concebida especialmente para as crianças. Venham participar do Salão, que mais uma vez está incrível e foi feito com muito carinho”, frisou a idealizadora e produtora do Salão do Livro Vale do Aço, Cibele Teixeira.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, salienta a importância da parceria da Usiminas e do Instituto Usiminas com o evento desde sua primeira edição. “Para nós, o patrocínio e apoio ao Salão nos alegra muito. Este é um projeto importante na formação de público e que está em sinergia com a nossa atuação social na comunidade. Estamos felizes com a retomada do Salão do Livro em formato presencial e com uma exposição tão especial, como parte das comemorações dos 60 anos da Usiminas”, frisa.

Programação gratuita

O Salão do Livro Vale do Aço vai até o próximo domingo (12/06), com espetáculos teatrais, shows, oficinas, contação de histórias, lançamentos de livros e a Feira de Livros, que reúne as principais editoras de Minas Gerais. A programação está disponível no site www.salaodolivrovaledoaco.com.br. Já a exposição “Se Criança Governasse o Mundo” poderá ser visitada até o dia 30 de julho, gratuitamente, de terça a sábado, das 12h às 20h.

Uma programação itinerante será realizada para alunos e educadores de escolas do Vale do Aço. O agente cultural Rafa Mattos conduz as oficinas “Plante Amor nas Escolas”,  inspirando os participantes a buscarem sempre o caminho do bem, tornando-os conscientes de que são responsáveis pelo que plantam. Sob a curadoria da educadora Zaira Bernardes, serão realizados jogos educativos com estudantes, além de debates acerca da Educação Sistêmica, no Workshop Vivencial para Educadores e oficinas nas escolas de Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano, Antônio Dias, Santana do Paraíso e Joanésia.

 

SERVIÇOS

13º Salão do Livro Vale do Aço

7 a 12 de junho, no Centro Cultural Usiminas

Terça (7), das 14h às 21h

Quarta a sexta (8 a 10), das 9h às 21h

Sábado (11), das 10h às 21h

Domingo (12), das 10h às 18h

Programação completa: www.salaodolivrovaledoaco.com.br

 

No ano em que se comemoram os 60 anos da Usiminas, cuja história é marcada pelos sonhos de homens e mulheres que ousaram imaginar uma cidade em que é possível viver e produzir, o Instituto Usiminas traz em sua programação a exposição inédita Se a criança governasse o mundo… Trata-se de uma mostra imersiva que oferece ao visitante a oportunidade de adentrar a fascinante produção do escritor Marcelo Xavier.

 A exposição, patrocinada pela Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, amplifica a experiência com o livro homônimo, um manifesto a favor da utopia e da invenção de um mundo governado por crianças. Ali, o livro se expande e se desdobra em objetos e ambientes nos quais a interatividade foi pensada para favorecer a presença dos pequenos e pequenas, público-alvo da exposição. 

Em um primeiro momento a mostra evidencia o processo de ilustração da obra original do autor, com a exposição de peças que foram produzidas manualmente com massa de modelar. Logo em seguida, as páginas do livro se ampliam: as palavras e ilustrações de Xavier ganham corpo e convidam pequenas e grandes crianças à interação e à brincadeira no grande espaço da Galeria do Centro Cultural Usiminas.

Esta é outra importante vocação da mostra: celebrar o trabalho do renomado autor e ao mesmo tempo oferecer ao público uma exposição pautada na acessibilidade, elaborada para acolher as infâncias em suas especificidades. As crianças estão no centro da exposição. É a forma como elas se apropriam e interagem com o mundo que dá o tom da experiência e nos instiga a fantasiar e a transver a realidade.

Esperamos que, assim, nossa capacidade de sonhar seja renovada e que possamos, mesmo nos tempos mais difíceis, recorrer à criança que ainda existe em nós para celebrar o que há de revolucionário e transformador na brincadeira e na imaginação.

Exposição Se Criança Governasse o Mundo

7 de junho a 30 de julho 2022

Ipatinga (MG)

 

A EXPOSIÇÃO

De 7 de junho a 30 de julho de 2022

A exposição SE CRIANÇA GOVERNASSE O MUNDO é um desdobramento, em tamanho natural, das páginas do livro SE CRIANÇA GOVERNASSE O MUNDO, do escritor e artista Marcelo Xavier. 

No livro, o autor utilizou a arte da modelagem em massinha para construir as ilustrações tridimensionais para seu texto, em que aborda diversos temas atuais e relevantes para a formação do indivíduo cidadão e para construção de um mundo melhor. Lançado em 2003, o livro recebeu a indicação “Altamente recomendável para crianças” pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. 

Para a exposição, os cenários do livro literalmente saltam das páginas para cenários reais, especialmente construídos e dimensionados tendo o público infantil como referência. Os personagens da exposição serão as próprias crianças, que ocuparão os incríveis e divertidos espaços interativos da exposição.

A mostra está estruturada em dois ambientes: 

Ambiente 1 

Já na entrada, os visitantes terão o impacto de estar diante da simulação do livro, em grande formato, sendo a capa a reprodução ampliada do original, evidenciando o seu título SE CRIANÇA GOVERNASSE O MUNDO.  O grande livro é a sinalização de que o público estará entrando naquele universo mágico.

No primeiro ambiente, unicamente expositivo, o público se encantará com 17 pequenas vitrines nas quais estarão expostos os personagens originais e objetos de cena em produzidos em massinha de modelar pelo artista. 

Ambiente 2 

No segundo ambiente teremos a exposição interativa com as reproduções das cenas selecionadas do livro. Todos os cenários expostos foram projetados em escala adequada para promover a interação das crianças. Além do mais, um grande painel reproduz a ideia realizada nas capas internas do livro original para receber as assinaturas (os autógrafos!) dos pequenos visitantes, nossos futuros governantes do mundo! 

“Os brinquedos sabem todas as línguas do mundo. Por isso as crianças entendem o que eles dizem”.  Marcelo Xavier

keyboard_arrow_up