“Do conforto à exclusividade! Os sneakers não sairam do pé do público no Lollapalooza, parece que ser Sneakerhead é o novo hype do momento” é o que diz Danielle Moreira na reportagem sobre o assunto na L´Officiel.
Sneakerhead é o termo designativo aos adeptos da cultura urbana Sneaker (do inglês, tênis). São pessoas que tem admiração real por tênis e que investem tempo e dinheiro em coleções exclusivas dos modelos mais famosos. Alguns são colecionadores enquanto outros são artistas que personalizam os tênis. Uma vez que existem tênis de pouca tiragem, a grande maioria dos sneakerheads são aficcionados por tais modelos semi-exclusivos. Nascida nos Estados Unidos da América, a cultura Sneaker rapidamente alcançou a Europa já na década de 80. Tem-se conhecimento de que os primeiros sneakerheads do Brasil começaram em meados da década de 90, sendo tal cultura ainda pouco expressiva no país.
Percebendo o fenômeno, algumas grandes marcas, como Nike e Adidas, deram início a lançamentos de produtos exclusivos ou edições limitadas nos anos 80, estimulando consumidores a adquirir calçados raros. Atualmente existem lojas especializadas em vender as edições de lançamento das marcas famosas. Destacam-se os pares de tênis confeccionados com materiais exóticos ou de valor elevado.
Os tênis usados por sneakerheads foram primariamente criados para atender às necessidades de atletas de esportes específicos, como tênis e basquete, mas que acabaram sendo incorporados no vestuário do cotidiano.
Boa parte dos sneakerheads começam comprando tênis populares ou simplesmente adquirindo algum par que lhe aparentou momentaneamente interessante. Alguns, nostalgicamente, entram no mundo Sneaker por ver algum modelo que desejaram enquanto eram crianças. Com o crescimento do interesse pelo assunto, passam a ter um dispendioso hobby para manter. Alguns querem ter amostras de todos os tipos de tênis, enquanto outros são colecionadores/admiradores de apenas algum tipo específico.
Os tênis mais caros não são geralmente os melhores ou os das marcas mais elitizadas, antes são aqueles que agregam maior valor de exclusividade. Tais tênis normalmente são concebidos sob uma temática específica, ou são produzidos em edições limitadíssimas. Algumas grandes marcas, como Nike e Adidas, desde a década de 80 deram início a lançamentos de produtos exclusivos ou em edições limitadas, possibilitando aos consumidores a chance de possuírem calçados raros.
Os modelos raros, exclusivos ou com histórias curiosas são comprados por esses fãs dos calçados a custos nada atrativos ao mercado brasileiro, fato este que justifica a existência de poucos sneakerheads no Brasil. Uma forma de praticar a cultura Sneaker tendo-se poucos recursos financeiros é a customização ou personalização dos tênis através de pinturas, laços em cadarços, etc. Isso pode tornar os calçados únicos e com uma história própria.
Alguns dos sneakerheads têm coleções imensas de tênis. Muitos deles conseguidos através de amigos que moram em outros países e, até mesmo, continentes. Existem lojas especializadas que comercializam as edições de lançamento das marcas famosas. Entre elas estão Adidas e Nike como as preferidas e mais requisitadas entre os colecionadores. Destacam-se os pares de tênis confeccionados com materiais exóticos ou caros.
Fontes: https://www.revistalofficiel.com.br e https://pt.wikipedia.org/
otos: Izadora Padilha e pinterest.com